
Agricultores familiares de Umuarama participam do Programa Paraná Mais Orgânico
O Paraná Mais Orgânico é um programa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), vinculado a todas as Universidades Estaduais, ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná) e do Abastecimento, e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Paraná produz 140 mil toneladas de produtos orgânicos por ano
Produção anual de alimentos orgânicos no Paraná chega a 140 mil toneladas, o que qualifica o estado como o terceiro maior produtor do país, de acordo com o Emater.

Análise do mercado de produtos orgânicos
Na análise do comportamento da demanda por esses bens, principalmente quanto à sensibilidade dos consumidores frente aos seus preços, verificou-se que os produtos orgânicos são bens elásticos e que a demandada responde fortemente às variações no preço.

Agricultura orgânica: características do produtor
Os autores concluíram que as características mais marcantes dos produtores orgânicos paranaenses são a alta participação de capital próprio no financiamento da produção.

Análise energética produção de soja convencional e orgânica
O objetivo do trabalho foi realizar uma análise energética comparativa entre os sistemas orgânico e convencional, observando: conversão energética; balanço energético e eficiência energética.

Conservação de mirtilo orgânico utilizando revestimento de fécula de mandioca
O sistema mostrou-se eficiente na conservação de mirtilo, mantendo as características químicas dos frutos para comercialização.