Diagnóstico da produção orgânica argentina

O governo da Argentina publicou um panorama bastante detalhado da produção orgânica vegetal e animal do país. De acordo com esse panorama, o governo argentino estima que de seus 203 mil hectares destinados à agricultura orgânica em 2013, quase toda a produção é destinada à exportação, sendo Estados Unidos e países da União Europeia os principais alvos. Em termos gerais os resultados indicam:
1) As exportações para os Estados Unidos, o principal mercado, cresceram durante 2013 num 22% comparadas com 2012. Mercados como o Brasil, Canadá, Suíça, Rússia, Equador e Austrália também são importantes.
2) As exportações totais de orgânicos cresceram, num 6%, alcançando 148 mil toneladas, devido à recuperação da venda de frutas. As exportações de produtos industrializados (açúcar, vinho) caíram num 20%. Se bem os produtos de origem animal também caíram num 6%, sobretudo o mel, as vendas de lã se incrementaram.
3) Os principais produtos exportados são os cereais e oleaginosas (trigo, milho, soja), as frutas como peras e maças, hortigranjeiros como alho e abobora e os industrializados como o açúcar e o vinho.
4) O mercado interno ainda á bastante incipiente, situação contraria ao Brasil, onde o foco da produção orgânica é o mercado interno que continua a crescer.
5) A área de coleta foi 10% maior que em 2012, e os cereais tiveram um importante crescimento.
Veja o estudo completo aqui
fonte: Servicio Nacional de Sanidad y Calidad Agroalimentaria, SENASA
Notícias relacionadas:
Peru: Exportação de alimentos orgânicos
Como exportar orgânicos para a União Europeia
CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E TWITTER
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.