Produtividade de cultivares de morangueiro em cultivo orgânico

O experimento avaliou a produtividade de morangueiro (Fragaria x ananassa Duch.), cultivares Campinas, Dover e Princesa Isabel em sistema de cultivo orgânico, sem e com adubação de cobertura, na perspectiva de utilizá-los em programas de melhoramento. Verificou-se que a adubação de cobertura não influenciou a produtividade das cultivares, provavelmente devido à fertilidade disponível no solo em decorrência da adubação de plantio.
A cultivar Dover foi a que apresentou maior número de frutos comerciáveis, enquanto o peso total de morangos comerciáveis produzidos por Dover e Campinas não diferiu estatisticamente. A cultivar Princesa Isabel produziu frutos com peso médio significativamente maior. O ensaio permitiu concluir que as cultivares Campinas, Dover e Princesa Isabel se distinguem quanto à produtividade em sistema de cultivo orgânico, independentemente da adubação de cobertura, sendo potencialmente úteis em programas de melhoramento genético. O desempenho das cultivares permite indicá-las como genitores em programas de melhoramento visando ao cultivo orgânico.
CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 13/12/2012
Conteúdo completo disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/hb/v21n2/a21v21n2.pdf
BARRELA, T. P.; CASALI, V. W. D.; CASTRO, R. L.; CRUZ, C. D.; SANTOS, R. H. S. Universidade Federal de Viçosa. Produtividade de cultivares de morangueiro em sistema de cultivo orgânico. Minas Gerais.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.