Normas para certificação e cultivo orgânico da goiabeira

A cadeia produtiva das frutas no Brasil abrange 2,2 milhões de hectares, gera 4 milhões de empregos diretos e um PIB agrícola de US$ 11 bilhões, sendo uma importante atividade para o desenvolvimento econômico e social do país. Entretanto, apesar desse potencial, o uso intensivo de agroquímicos nos pomares comerciais pode dificultar a abertura de novos mercados e a manutenção dos atuais, uma vez que os consumidores estão cada vez mais preocupados com a qualidade dos alimentos que consomem. O trabalho dos autores fornece um panorama da utilização de agrotóxicos na fruticultura brasileira, das normas para a certificação da fruticultura orgânica e das normas para certificação e cultivo orgânico da goiabeira. Cientes de que, para o pleno estabelecimento de um sistema orgânico de produção de determinada fruta, em determinada região, muitas pesquisas precisam ser realizadas, os autores esperam que este e outros estudos possam oferecer, a médio prazo, tecnologias de capazes de garantir uma produção de frutas de alta qualidade, sem a utilização dos agroquímicos e a um custo competitivo aos goiabicultores da região da Zona da Mata Mineira.
CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 02/01/2013
Conteúdo completo disponível em: http://www.nutricaodeplantas.agr.br/site/ensino/pos/Palestras_William/Livrogoiaba_pdf/12_cultivoorganico.pdf
MOREIRA, R.N.A.G. FREITAS, G.B. TRIVELATTO, M.D. PINHEIRO,S.S.C. Normas para certificação e cultivo orgânico da goiabeira. Universidade Federal de Viçosa/MG. Sem Data.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.