Produtor de Orgânicos

Tejon: “Orgânicos e agroecológicos também são agronegócio”

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 3 de novembro de 2015.
Miolo Real, foto OrganicsNet
Miolo Real, foto OrganicsNet

Na avaliação do professor José Luiz Tejon, “todos os negócios oriundos das atividades do campo estão dentro desse conceito de cadeias produtivas, chamados de agribusiness, e traduzidos como agronegócio”. “Sem negócio ninguém vive, e se quiser viver sem negócio, alguém terá que pagar essa conta. Como? Fazendo algum negócio”, explica o conselheiro fiscal do CCAS (Conselho Científico para Agricultura Sustentável).

“Alguns setores procuram dizer que agronegócio não envolve a agroecologia, os orgânicos, a agricultura familiar, as produções biodinâmicas, mas fazem isso por um desvio ideológico. Associam a palavra agronegócio às atividades de grandes corporações, grandes empresas e grandes propriedades rurais”, explica.

“Entretanto, é absolutamente impossível qualquer produtor, de bananas orgânicas, ou da pesca artesanal sobreviver se não conseguir colocar seus produtos para venda no mercado. Portanto, independentemente do porte ou da origem, estão todos dentro do mundo dos negócios. Dessa forma, agronegócio envolve a tudo e a todos, dos micro produtores artesanais aos grandes blocos de tecnologia intensiva”, conclui.

fonte: Agrolink, 03.11.2015

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.