Produtor de Orgânicos

SNA desenvolve Centro de Inteligência em Orgânicos

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 28 de agosto de 2013.
hortigranjeiros
foto: CI Orgânicos

A Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), com o apoio do Sebrae Nacional e do Sebrae-RJ, desenvolve um projeto para criação de um Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos), que tem por objetivo incentivar o fortalecimento da cadeia produtiva de alimentos e produtos orgânicos no Brasil por meio da integração e difusão de informação e conhecimentos.

Segundo a coordenadora do projeto, Sylvia Wachsner, o Centro de Inteligência em Orgânicos – que vai funcionar numa plataforma virtual, oferecerá aulas presenciais e atividades técnicas no campus da SNA – , vai realizar estudos e pesquisas, coletar e divulgar informações estratégicas do setor a fim de manter um banco de dados especializado, desenvolver material educacional, construir parcerias públicas e privadas, entre outras atividades.

No Estado do Rio de Janeiro, uma das ações do projeto é fazer o levantamento de produtores de orgânicos ou que adotem manejo agroecológico. Em seguida, será realizada uma pesquisa de campo para conhecer os produtores e suas propriedades, manejos, variedades e capacidade de produção, práticas de venda e de logística. Para executar esse trabalho, foi contratado Ricardo Salles, da Íntegra Ambiental. Para realizar outras pesquisas, estão sendo fechadas parcerias com institutos e universidades em outros estados.

“O objetivo é reunir subsídios para garantir a capacitação desses produtores a fim de que possam produzir mais e melhor, bem como auxiliá-los em sua organização e cadastro junto ao Ministério de Agricultura para fazer venda direta, quando necessário”, afirma Maria Chan, responsável pelo planejamento do projeto. A partir desse estudo piloto, será gerado uma método de capacitação e organização dos trabalhadores rurais, com efeito multiplicador em outros estados.

Histórico

A SNA – a mais antiga instituição do setor agrícola do Brasil, com 115 anos – realiza, desde o início deste século, um trabalho direcionado ao desenvolvimento do setor orgânico no Brasil.

Com a aprovação do BID/FOMIN (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e de outros órgãos, implementou, por intermédio de sua Incubadora de Empresas e com o apoio do Sebrae, o Projeto OrganicsNet, que tem seu foco voltado para a agricultura orgânica brasileira. A partir de uma plataforma na Internet, lançada em 2008, a SNA passou a estimular a cadeia de produção do setor, oferecendo apoio a pequenos e médios produtores.

Agora, com o aguardado lançamento do CI Orgânicos, a Sociedade Nacional de Agricultura reforça seu trabalho junto a essa parcela de produtores rurais, realizando capacitações, eventos e seminários com o apoio do Sebrae/RJ. Com isso, a SNA parte do princípio de que, enquanto esses produtores tiverem uma pequena escala de produção, precisam vencer uma série de obstáculos para ganhar acesso e alcançar êxito no mercado orgânico, que continua em franca expansão.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.