Produtor de Orgânicos

PNAPO é finalista do Future Policy Award – Prêmio de Políticas para o Futuro

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Rio, 11 de outubro de 2018.
Imagem: Reprodução/Internet

A Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – PNAPO foi selecionada como uma das melhores políticas do mundo no apoio à ampliação de abordagens agroecológicas. Essa premiação é um reconhecimento do êxito da PNAPO, construída com base no diálogo franco entre sociedade civil e governo, em resposta ao intenso trabalho da sociedade civil para o fortalecimento da agroecologia e da produção orgânica em nosso País.

Em 2018, o Prêmio de Políticas para o Futuro (Future Policy Award FPA) homenageará políticas que efetivamente expandem abordagens agroecológicas no nível local, nacional e internacional. O prêmio celebrará exemplos notáveis de políticas que geram mudanças transformadoras na forma como produzimos e consumimos nossos alimentos. As melhores políticas do mundo para a promoção de abordagens agroecológicas selecionadas para o prêmio internacional incluem políticas do Brasil, Equador, Dinamarca, Índia, Senegal, Filipinas e Estados Unidos, além do TEEBAgrifood. Reconhecendo que a transição para sistemas agrícolas e alimentares sustentáveis é fundamental para alcançar o desenvolvimento sustentável e a resiliência climática, o Future Policy Award (“Prêmio de Políticas para o Futuro”) de 2018 celebrará políticas que criam ambientes propícios para o avanço desta transição. O prêmio deste ano é co-organizado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o World Future Council (WFC) e a IFOAM – Organics International. No total, 51 políticas de 25 países foram pré-selecionadas. Um júri de especialistas internacional foi convocado para deliberar sobre os principais candidatos. As seguintes políticas foram selecionadas:

  • Brasil: Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO, 2012)
  • Dinamarca: Plano de Ação Orgânica para a Dinamarca: Trabalhando juntos para mais alimentos orgânicos (2011-2020, atualizada em 2015)
  • Equador: Programa de Agricultura Urbana Participativa de Quito (AGRUPAR, 2002)
  • Índia: Política de Agricultura Biológica do Estado da Sikkim (2004) e Missão Orgânica de Sikkim (2010)
  • Filipinas: Kauswagan: Programa “Das armas para as Fazendas” (2010)
  • Senegal: A Visão de Ndiob de se tornar um município verde e resiliente (2014) e seu Programa de Desenvolvimento Agrícola (2017)
  • Estados Unidos: Programa de Compra de Bons Alimentos de Los Angeles (2012).
  • ONU Meio Ambiente: TEEBAgriFood – Quadro de Avaliação Econômica de Ecossistemas e Biodiversidade para Agricultura e Alimentos, 2018

Os vencedores do Future Policy Award deste ano serão anunciados no dia 12 de outubro de 2018 e celebrados durante a Semana Mundial de Alimentação, em cerimônia no dia 15 de outubro de 2018, na sede da FAO em Roma. O evento será transmitido ao vivo.

O Future Policy Award 2018 é coorganizado pelo World Future Council, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pela IFOAM – Organics International, com o apoio da Cruz Verde Internacional, DO-IT – (Dutch Organic International Trade) e o Grupo Sekem do Egito.

Para mais informações acesse: https://wfc.world/2NeWG0p

Fonte: CNAPO

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Comentários

Deixe um comentário

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.