Consumidor de Orgânicos

Para conquistar mais espaço, Korin investe em novos produtos

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Rio, 5 de junho de 2018.
A Korin possui duas linhas de frangos: uma livre de antibióticos, conhecida como linha sustentável e outra 100% orgânica. Foto: Reprodução/Facebook

Fabricantes de alimentos focadas em nichos específicos estão diversificando a produção para ampliar o seu público-alvo. É o caso da empresa brasileira Korin, focada no mercado de alimentação saudável, que lançará novos produtos na tentativa de atender um público maior, como consumidores em processo de transição de hábitos alimentares. A empresa espera com isso alcançar esse ano um crescimento de pelo menos 15%.

De acordo com o diretor industrial da empresa, Luiz Carlos Demattê Filho, a competição aumentou consideravelmente no segmento em 2017 e a companhia registrou um crescimento mais modesto do que o habitual, de 7%.

Segundo ele, os planos de expansão da Korin estão amparados em duas frentes. A primeira é uma ação de venda mais consistente, que demonstre de forma clara e diretamente ao consumidor os atributos dos alimentos. “Esse esforço já teve um resultado maior do que o esperado no primeiro trimestre”, destaca.

A segunda aposta é o lançamento de novos produtos, como os cortes de frango e ovos não-transgênicos. A empresa já atua no segmento de orgânicos e com animais livres de antibióticos e promotores de crescimento. Agora, passa a oferecer carne de frangos alimentados com grãos que utilizam defensivos no processo produtivo, mas que se diferenciam por não serem geneticamente modificados.

“Desta forma, buscamos consumidores que já assimilaram esse conceito de alimentação saudável e que começam a fazer a transição para produtos a partir de opções que não são exatamente orgânicas, mas têm aderências com esses princípios”, explica.

Além de questões como o aumento do custo de grãos e da maior competição com o frango convencional nas prateleiras – cuja oferta aumentou no primeiro trimestre com a restrição de importações por países da União Europeia –, pesou para esta estratégia o fato de que os produtos orgânicos têm uma série de gargalos na cadeia de produtiva. Um deles é a carência de grãos em grande volume, o que impede a empresa de produzir todo o alimento com esse conceito.

A Korin projeta o abate de sete mil aves neste ano, alta de 8% em relação a 2017. Segundo Demattê Filho, o lançamento é parte de uma estratégia de diversificação. Há três anos, a venda de frangos respondia por 87% do faturamento da empresa e hoje representa 64%. A pecuária orgânica e sustentável é atualmente o segundo principal produto da empresa, seguido dos ovos orgânicos e de galinhas criadas fora de gaiolas. Em outubro, a Korin passa a vender tilápias. “Essa diversificação de cadeias produtivas é significativa para o nosso negócio”.

Fonte: Diário, Comércio, Indústria & Serviços – DCI

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