Produtor de Orgânicos

O poder do chocolate: cacau orgânico tira pequenos agricultores da pobreza

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 24 de janeiro de 2020.

No estado da Bahia,  numa encosta de uma colina, os grãos de cacau levam dias secando no interior de uma estufa. “É a nossa última colheita e já temos comprador”, conta entusiasmado Rubens Costa de Jesus, agricultor da fazenda comunitária “Dois Riachões”, que reúne 39 famílias.

Estes agricultores familiares produzem cacau, frutas e verduras sem usar fertilizantes ou compostos químicos, utilizando tecnologias  orgânicas e sistemas agroflorestais.  Sua produção faz parte das cerca de 1.900 toneladas de cacau orgânico produzidas em 2018, o que representa menos de 1% da produção nacional.

Os agricultores, instalados a 80 km do litoral baiano, se estabeleceram em “Dois Riachões”, mais precisamente em precárias instalações situadas próximo a uma estrada. Na época, a propriedade de 400 hectares pertencia a uma grande família de produtores de cacau que não cumpria com os critérios de produtividade impostos pelo governo.

Na fazenda comunitária, cada família é responsável por cultivar quatro hectares de árvores de cacau e participa da manutenção da horta comunitária.

“Antes trabalhávamos em plantações convencionais de cacau, o que apenas nos permitia sobreviver. Além disso, a situação piorou quando as zonas de cultivo foram devastadas por uma praga chamada vassoura da bruxa, que levou muitos à falência”, explicou Costa de Jesus, de 31 anos. “Produzir nosso próprio cacau, que é orgânico, finalmente nos permite viver do nosso trabalho”.

Para conseguir comercializar a produção, primeiro passaram a fazer parte das compras governamentais  de apoio a comercialização de produtos da agricultura familiar, mas para completar a renda tiveram que procurar outras opções.

Leia a matéria completa, fonte: Exame

Comentários

Deixe um comentário

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.