Consumidor de Orgânicos

III Festival de gastronomia e cultura de Macaé

RuimRegularBomÓtimoExcelente(Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 12 de setembro de 2012.

O III Festival de Gastronomia e Cultura de Macaé, que acontecerá entre os próximos dias 13 e 16, no Polo Gastronômico Orla dos Cavaleiros, está recheado de novidades este ano. Uma delas é a participação da Cozinha Brasil, desenvolvido pelo SESI. Trata-se de um programa que ensina à população a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício, usando os três ingredientes fundamentais para uma boa refeição – qualidade, economia e sabor.

O estande do Sesi estará ao lado do Via Gastronômica e contará com uma nutricionista e um auxiliar de cozinha.

Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes, os profissionais do SESI ensinam receitas saborosas e nutritivas, respeitando as diversidades regionais.

Durante o festival, a Cozinha do SESI vai preparar sucos com ingredientes orgânicos, fornecidos pelo Centro de Inteligência em Orgânicos, um projeto desenvolvido pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), com apoio do Sebrae. Todos os produtos são oriundos da região fluminense.

CI Orgânicos – O projeto busca aprimorar a qualidade, a produtividade e a competitividade dos produtores e demais integrantes do sistema de produção orgânica, a partir da identificação, coleta, tratamento, análise e disseminação de informações estratégicas para sistemas orgânicos de produção. Recentemente, produtores da região – Sana, Casimiro de Abreu e Silva Jardim – receberam capacitações em produção orgânica, ministradas pelo projeto.
A alimentação orgânica contribui para o desenvolvimento da agricultura familiar, dos produtores e fixa o homem no campo, contribuindo para a erradicação da pobreza e promovendo o desenvolvimento social.

A agricultura orgânica prioriza o uso responsável dos recursos naturais; sem a utilização de pesticidas, agrotóxicos, fertilizantes, que contaminam o solo, a água e ar, e incentiva a adoção de práticas do comércio justo, que equilibra todo o processo produtivo. Produzir orgânicos significa preservar a saúde do agricultor, do consumidor e a sustentabilidade do meio ambiente.

O consumidor responsável, que busca estimular o desenvolvimento sustentável e a inclusão social, valoriza, no ato da compra, os produtos regionais, da estação, oriundos de produtores locais, evitando assim a necessidade de “importar” de outras regiões, poupando combustível e gerando menos poluição. Mas também existe um motivo econômico importante para comprar do produtor local: assim procedendo, mantemos o dinheiro na região, estimulando a economia local.

Programação da Cozinha Brasil

Sábado (15/09) –

1ª oficina – 14:00 – SUCO DE BETERRABA COM MARACUJÁ

2ª oficina – 15:30 – SUCO DE ABÓBORA COM LARANJA

3ª oficina – 17:00 – SUCO DE MANDIOCA COM COCO

Domingo (16/09) –

1ª oficina – 13:30 – SUCO DA HORTA (COUVE)

2ª oficina – 15:00 – SUCO DE PEPINO COM MAÇÃ

3ª oficina – 16:30 – SUCO DE CHUCHU COM ABACAXI

Fonte: Assessoria de Imprensa Macaé CVB

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.