Consumidor de Orgânicos

Cresce o consumo de alimentos orgânicos

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Rio, 24 de janeiro de 2022.

A tendência de aumento do número de consumidores de alimentos orgânicos no Brasil continuou  mesmo ante todos os desafios impostos pelo Covid-19, logísticos e de renda.  As pessoas passaram  a comprar  produtos livres de agrotóxicos, e a maior parte ou manteve ou elevou as compras nesses últimos  dois anos. É o que mostra a pesquisa  “Panorama do consumo de orgânicos no Brasil 2021,  realizada pela Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis) em parceria com a consultoria Brain e com a iniciativa UnirOrgânicos. 

A saude, o principal atributo associado aos alimentos orgânicos, foi uma das razoes indicadas pelos entrevistados para consumir estes produtos. A pesquisa mostra que novos consumidores cresceram de 19% a 31%, em relação a pesquisa realizada 2019. 

Embora esse mercado mostre que está sólido durante a pandemia, a pesquisa, também indica que há desafios para que o ritmo de consumo continue a aumentar. “As pessoas declaram consumir produtos orgânicos por motivos individuais, não aparecendo de forma significativa a dimensão do coletivo”, indicaram os organizadores. O  numero de produtores orgânicos cadastrados no Ministério da Agricultura, também cresceu durante os dois últimos anos, possível resposta a demanda por este tipo de alimentos. Os orgânicos estão associados com o consumo de frutas, verduras e legumes, existindo desconhecimento de outro tipo de produtos.

Os resultados do trabalho foram compilados a partir de 987 entrevistas realizadas em todo o país entre 15 de setembro e 5 de outubro de 2021, e confirmam relatos de produtores, varejistas e canais online.  

Entre as pessoas que haviam consumido orgânicos nos 30 dias anteriores à pesquisa, 66% afirmaram que mantiveram o mesmo nível de consumo durante a pandemia, enquanto 23% aumentaram e apenas 11% reduziram as compras. Do universo total, 45% já consumiam esses produtos há mais de cinco anos e 19% entre três e cinco anos. Mas 25% começaram a explorar esse mercado entre um e dois anos antes, e 12% em um período menor que um ano.  

Sempre segundo a pesquisa, os produtos orgânicos mais consumidos são os hortifrútis (75%), seguidos por grãos (12%), cereais (10%), açúcar (8%) e biscoitos (6%). Para 47% dos entrevistados, os orgânicos são importantes para melhorar a saúde e 26% os consideram mais saudáveis. O fato de os orgânicos serem produzidos sem agrotóxicos é a principal motivação para 13% dos consumidores, e para 24% deles esses produtos têm melhor qualidade.  

Menos pessoas que consumiam orgânicos durante o período da pesquisa o estavam fazendo mais de cinco vezes por semana, eram 35% em 2019, e o percentual caiu para 27% em 2021, mas mais gente estava consumindo algum item do gênero duas vezes por semana (aumento de 16% para 34% na comparação). E os supermercados eram os principais canais de vendas para 48% dos entrevistados, seguidos pelas feiras (47%).  

“Os números mostram a necessidade de insistir na divulgação das vantagens dos orgânicos em questões que preocupam a sociedade, como a preservação do meio ambiente, a crise climática e a redução dos desequilíbrios socioeconômicos, entre outros”, indica Cobi Cruz da Organis. O desconhecimento de marcas de orgânicos por parte dos consumidores, bem como da existência de produtos não-alimentícios orgânicos, são outros desafios citados por Cruz.

Como as marcas mais lembradas pelas pessoas entrevistadas foram citadas: Mãe Terra, Korin, Seara, Açúcar União.

Fontes: Valor, Forbes e CI Orgânicos. Leia mais: Forbes

Veja a pesquisa: Pesquisa Organis 2021 – Amostra

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