Produtor de Orgânicos

Chile: No primeiro semestre de 2025, as exportações de produtos orgânicos cresceram 22% em valor

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 26 de setembro de 2025.

Andrea García, diretora do Escritório de Estudos e Políticas Agrárias (Odepa), informou que, no primeiro semestre deste ano, os embarques de produtos orgânicos chilenos totalizaram US$ 228 milhões, um aumento de 22%. Já o volume exportado atingiu 54.218 toneladas, um aumento de 18%. Ambas as variações são comparadas ao mesmo semestre de 2024.

A diretora da Odepa observou que isso reflete claramente o crescente compromisso do Chile com a produção agrícola sustentável e de alto valor agregado. Ela acrescentou que a crescente demanda internacional é por alimentos que não sejam apenas seguros e de alta qualidade (inocuos), mas também produzidos com profundo respeito ao meio ambiente.

Nesse contexto, os produtos orgânicos chilenos, cultivados sob a Lei 20.089, o “Sistema Nacional de Certificação de Produtos Orgânicos”, posicionam-se como uma opção preferencial e estratégica nos mercados globais. Esse foco na produção orgânica não só beneficia os consumidores com opções mais saudáveis, como também promove práticas agrícolas que protegem a biodiversidade, conservam os recursos naturais e promovem a resiliência dos nossos ecossistemas, lançando as bases para um futuro mais verde, acrescentou Andrea García.

Analisando a composição das exportações sustentáveis, os principais produtos orgânicos que lideraram os embarques neste semestre, por participação, foram: mirtilos frescos (40%), mirtilos congelados (21%), vinho (10%), framboesas congeladas (9%), morangos congelados (4%), amoras congeladas (4%), maçãs frescas (3%).

Os Estados Unidos continuam sendo o principal parceiro comercial, respondendo por 65% do total das exportações. Os produtos mais valorizados nesse mercado foram mirtilos (46%), cranberries congelados (27%), framboesas congeladas (6%), amoras congeladas (5%) e preparações de polpa de maçã (4%).

Os outros principais destinos dos produtos orgânicos foram a União Europeia (33%), Canadá (7%), Reino Unido (2%) e Japão (2%). “Essa diversificação de mercado é crucial para consolidar nossa presença e expandir o impacto da nossa agricultura sustentável em todo o mundo”, disse Andrea García.

Como Ministério da Agricultura, temos promovido os processos de homologação, equivalência e reconhecimento de regulamentações orgânicas há muitos anos. Destacam-se o acordo de equivalência com a União Europeia em 2017, o acordo de reconhecimento com o Brasil em 2018 e o acordo de reconhecimento regulatório com a Suíça em 2019. Desde então, continuamos negociando diversos acordos com nossos principais parceiros comerciais para promover a certificação orgânica e a exportação desses produtos, com destaque para as negociações com os Estados Unidos para formalizar um acordo de equivalência entre as regulamentações de ambos os países (Lei Chilena nº 20.089). Da mesma forma, como Ministério, temos trabalhado em negociações com a China e o Japão para avançar nesse sentido, afirmou o diretor da Odepa.

Fonte: Portal Chile

Quer entender como a agricultura orgânica pode transformar o futuro do campo e do planeta?

Acesse agora o canal CI Orgânicos no YouTube e mergulhe em um universo de conteúdo gratuito, técnico e inspirador sobre a produção e comercialização de alimentos orgânicos no Brasil. Lá você encontra entrevistas, estudos científicos, matérias exclusivas e experiências de quem vive a agroecologia na prática. Nossa missão é fortalecer toda a cadeia produtiva orgânica com informação estratégica e acessível. Faça parte dessa transformação sustentável e colabore com um campo mais justo, saudável e resiliente. Inscreva-se, compartilhe e ajude a espalhar essa ideia!

Clique na imagem abaixo e confira a publicação Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira a publicação Como Produzir Milho Orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira a publicação Como Produzir Milho Orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Tomate orgânico: Técnicas de cultivo da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Como produzir tomate orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.

Comentários

Os comentários estão desativados.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.