Produtor de Orgânicos

Casimiro de Abreu: capacitação de produtores rurais

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 10 de março de 2012.

 

Capacitação Casimiro de Abreu, RJ. Foto: CI Orgânicos

O Centro de Inteligência em Orgânicos da SNA realiza oficinas de capacitação em Casimiro de Abreu no Estado do Rio de Janeiro.

A Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), com o apoio do Sebrae e da Prefeitura de Casimiro de Abreu (RJ), realizou, nos dias 10 e 11 de março de 2012, no Sítio Agrícola do município, duas oficinas reunindo cerca de 50 produtores rurais. As atividades de capacitação foram coordenadas pela professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR-UFRRJ), Juliana Arruda, e pela equipe da empresa Holos Ambiente.

O objetivo foi identificar, de forma participativa, os requisitos necessários para fortalecer a produção orgânica em Casimiro de Abreu.

As capacitações, que foram realizadas das 9h às 17h, integram as atividades do Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos) da SNA, que tem o propósito de incentivar o fortalecimento da cadeia de alimentos e produtos orgânicos no Brasil, por meio da integração e difusão de informação e conhecimentos.

Histórico

A SNA – a mais antiga instituição do setor agrícola do Brasil, com 115 anos – realiza, desde o início deste século, um trabalho direcionado ao desenvolvimento do setor orgânico no Brasil.

Com a aprovação do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e de outros órgãos, implementou, por intermédio de sua Incubadora de Empresas e com o apoio do Sebrae, o Projeto OrganicsNet, que tem seu foco voltado para a agricultura orgânica brasileira. A partir de uma plataforma na Internet, lançada em 2008, a SNA passou a estimular a cadeia de produção do setor, oferecendo apoio a pequenos e médios produtores.

Agora, com o lançamento do CI Orgânicos, a Sociedade Nacional de Agricultura reforça seu trabalho junto a essa parcela de produtores rurais, realizando capacitações, eventos e seminários com o apoio do Sebrae/RJ.

A SNA acredita que, enquanto esses produtores tiverem uma pequena escala de produção, precisarão vencer uma série de obstáculos para garantir acesso e alcançar êxito no mercado orgânico – segmento que continua em franca expansão no Brasil.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.