Produtor de Orgânicos

Agilizar autorização do uso de insumos, solicita CI Orgânicos

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 30 de junho de 2013.

No primeiro dia da BioBrazil Fair, durante o 9º Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável, a coordenadora do CI Orgânicos, ministrou uma palestra. Sylvia Wachsner abordou alternativas para ampliar o consumo e estimular ganhos na produção dos orgânicos.

A coordenadora da SNA levantou, entre outros pontos, a necessidade de o governo agilizar a autorização do uso de insumos orgânicos, cujo atraso limita o crescimento do setor. “Estamos cobrando uma resposta do Ministério da Agricultura sobre os insumos orgânicos, o processo está parado há mais de três anos e ainda não se tem a liberação. Enquanto isso, insumos convencionais são liberados frequentemente. Se queremos que a agricultura orgânica cresça, precisamos dessa decisão imediata”, defende ela.

Também solicitou agilidade do governo na possibilidade de ampliação da Instrução Normativa de 2008, que proíbe o uso de sementes convencionais na produção orgânica, a partir de 2014. Pela legislação atual, os produtores orgânicos ficam proibidos de usar sementes convencionais. A produção de sementes orgânicas brasileiras ainda é muito incipiente, pelo que Wachsner explicou que os produtores que planejam sua produção requerem de respostas.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.