Viabilização de sistema orgânico de produção de tomate por meio de abrigos de cultivo
Os sistemas orgânicos de produção de tomates são desafiados pela impossibilidade do controle de pragas e doenças em cultivo a céu aberto. O trabalho objetivou avaliar o papel do cultivo abrigado na diminuição da severidade de doenças e ocorrência de pragas em tomateiro e na viabilização técnica e econômica da produção orgânica de tomates. Foram avaliados quatro ambientes: abrigo coberto com polietileno sem tela; abrigo coberto com polietileno com tela citros (malha 1,0mm); telado em abrigo sem cobertura de polietileno, mas revestido na parte superior e laterais com tela citros; e a céu aberto. A conclusão é que abrigos cobertos por polietileno, com ou sem tela anti-inseto nas laterais reduzem a severidade da requeima em tomateiros e que a tela anti-insetos nas laterais de abrigos cobertos com polietileno protege as plantas do ataque de brocas e não interfere na severidade da requeima em tomateiros.
Concluiu-se ainda que abrigos de cultivo cobertos com polietileno, providos de tela anti-insetos nas laterais, viabilizam técnica e economicamente o sistema orgânico de produção de tomates.
CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 15/09/2013
Conteúdo completo disponível em:
http://www.ufpel.edu.br/faem/agrociencia/v17n1/artigo04.pdf
SCHALLENBERGER, E. REBELO, J.A.; MAUCH, C.R.; TERNES, M.; STUKER, H.;PEGORARO, R.A. Viabilização de sistema orgânico de produção de tomate por meio de abrigos de cultivo. EPAGRI, Pelotas, 2011.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Tags: : telas anti-insetos, cultivo protegido, doenças do tomateiro, E. REBELO, epagri, PEGORARO, R.A, requeima, SCHALLENBERGER, Tomate Orgânico.
Compartilhe:
Saiba mais sobre Produtor e Tratos culturais .

Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.