Consumidor de Orgânicos

Programa de análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 1 de junho de 2012.

agrotoxicos2

Resumo:

Este relatório apresenta dados referentes aos resíduos de agrotóxicos em alimentos, obtidos através de análise criteriosa, com resultados relevantes principalmente quanto ao uso indevido e indiscriminado desses produtos, com ingredientes ativos não autorizados (NA); autorizados, porém acima do limite máximo de resíduos (>LMR); e ingredientes ativos NA e >LMR, além de produtos que estão sendo reavaliados pela ANVISA, devido a sua toxicidade e possível risco à saúde do produtor, consumidor etc; por meio de toda cadeia produtiva. As principais consequências desse uso indevido são: exposições do trabalhador rural a substâncias com elevada toxicidade e uso de produtos não recomendados para a cultura. Existe a necessidade de maior esclarecimento e treinamento dos produtores através de extensão rural, fiscalização constante das instituições responsáveis pelo controle do uso de agrotóxicos em locais de produção e pontos de venda. O programa objetiva, por meio da divulgação, obter maior interesse no registro de produtos; aumento de agrotóxicos legalmente registrados; elaboração de estratégia para intervir com ações na produção e comercialização de alimentos livres de contaminação por agrotóxicos, melhorando a qualidade e segurança dos alimentos.

CI Orgânicos – Paula Chermont
Acessado em: 14/05/2012

Conteúdo completo disponível em: http://www.iapar.br/arquivos/File/zip_pdf/agroecologia/documentos/anvisaanaliseresiduos.pdf

Gerência geral de toxicologia. Programa de análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos (PARA). Brasília, IAPAR, ANVISA, 2010, 22 p.

zp8497586rq
Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.