Cebola orgânica utilizando composto à base de dejetos de suínos
O trabalho avaliou o estado nutricional, a produtividade e a extração de nutrientes pela cebola – cultivar CNPH 6400 – em sistema orgânico, submetida a diferentes doses de composto orgânico. Conduzida no município de Oratórios (MG), a pesquisa usou o delineamento experimental de blocos ao acaso, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram de diferentes doses de composto orgânico à base de dejeto sólido de suíno (de 10 a 60 t/ha). As mudas foram transplantadas aos 49 dias após a semeadura e a colheita ocorreu aos 168 dias. A produtividade máxima de bulbos comercializáveis foi de 60,3 t/ha, estimada com a aplicação de 43,4 t/ha de composto.
Concluiu-se que a aplicação de 43 t/ha de composto orgânico é suficiente para a obtenção de bulbos com ótima qualidade e produtividade e que a cultivar CNPH 6400 pode ser recomendada para o cultivo em sistema orgânico na região.
CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 29/06/2013
Conteúdo completo disponível em:
www.scielo.br/pdf/hb/v28n2/a05v28n2.pdf
VIDIGAL, S.M.; SEDIYAMA, M.A.N.; PEDROSA, M.W.; SANTOS, M.R. Produtividade de cebola em cultivo orgânico utilizando composto à base de dejetos de suínos. EPAMIG, 2010.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.