Número de ramos na produção de figos verdes no cultivo orgânico

O objetivo do trabalho foi estudar a influência do número de ramos produtivos e do sistema desponte sobre o desenvolvimento e produção de figos verdes ‘Roxo de Valinhos’ em cultivo orgânico. O experimento utilizou plantas de quatro anos de idade, com espaçamento 3x2m, conduzido ao longo de oito meses, sob temperatura média máxima anual de 28,5ºC e mínima de 16,6ºC.
A maior produção e produtividade estimada observada de figos verdes foram obtidas nas plantas conduzidas com doze ramos produtivos, efetuando-se três despontes. Além do aumento na produção e prolongamento da safra, as plantas despontadas apresentaram frutos com maior diâmetro e uniformidade em relação à testemunha. Essa uniformidade permite a concentração da colheita e a diminuição do uso de produtos cúpricos.
Os resultados comprovam a eficiência produtiva de figos verdes em cultivo orgânico, para regiões com inverno ameno e os ganhos produtivos com a adoção do sistema desponte. A recomendação é para que as plantas sejam conduzidas com doze ramos produtivos e que se realizem três despontes ao longo do ciclo vegetativo.
CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 22/11/2012
Fonte: Unioeste
CAMPAGNOLO, M.A. Sistema desponte e número de ramos na produção de figos verdes ‘ roxo de valinhos’ no cultivo orgânico em condições subtropicais. UEOESTE. Cascavel, 200O.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.