Motivações e estratégias de inserção no contexto da cafeicultura orgânica

A produção orgânica é uma das formas de contestação do padrão dominante de agricultura. É considerada também um nicho de mercado atrativo para muitos produtores, que converteram suas propriedades para a atividade orgânica. O trabalho investiga as razões e estratégias dos tradicionais cafeicultores de médio e grande porte do sul de Minas Gerais para ingressarem na produção orgânica.
Os resultados indicaram que os produtores dão importância a valores e histórias pessoais e familiares, além do conjunto de relações que estabelecem com outras instâncias da sociedade. Suas estratégias envolvem a combinação de áreas de produção de café orgânico com áreas de produção de café convencional e o fortalecimento de redes de confiança com outros atores envolvidos na venda do produto.
CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 14/08/2013
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.