Produtor de Orgânicos

Motivações e estratégias de inserção no contexto da cafeicultura orgânica

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 26 de agosto de 2013.
Fazenda modelo do Incaper em Marilândia – Espírito Santo.

A produção orgânica é uma das formas de contestação do padrão dominante de agricultura. É considerada também um nicho de mercado atrativo para muitos produtores, que converteram suas propriedades para a atividade orgânica. O trabalho investiga as razões e estratégias dos tradicionais cafeicultores de médio e grande porte do sul de Minas Gerais para ingressarem na produção orgânica.

Os resultados indicaram que os produtores dão importância a valores e histórias pessoais e familiares, além do conjunto de relações que estabelecem com outras instâncias da sociedade. Suas estratégias envolvem a combinação de áreas de produção de café orgânico com áreas de produção de café convencional e o fortalecimento de redes de confiança com outros atores envolvidos na venda do produto.

CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 14/08/2013

 Conteúdo completo disponível em:
https://periodicos.ufv.br/apgs/article/view/4448

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

 MAFRA, F.L.; CARDOSO, T.R.; MAFRA, L.A.S.; CAPELLE, M.C.A. Motivações e estratégias de inserção no contexto da cafeicultura orgânica: um estudo no Sul de Minas Gerais. UFLA, Alfenas, 2013.
zp8497586rq

Comentários

Deixe um comentário

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.