Produtor de Orgânicos

Metodologia para multiplicação de Trichoderma sp. em substratos orgânicos

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 18 de abril de 2022.

Com a criação do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) junto à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), surgiu à necessidade de atualizar as publicações técnicocientíficas da antiga Fepagro. Assim, dando continuidade ao Boletim Fepagro, se formatou o Boletim Técnico: pesquisa e desenvolvimento que visa à divulgação de resultados completos de trabalho de pesquisa e de desenvolvimento, na forma de artigos científicos, apresentando uma linguagem técnico-científica voltada para um público-alvo especializado, formado por pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação.

Desta maneira, iniciamos essa nova fase, com um trabalho inovador que apresenta uma técnica simples de multiplicação de isolados de Trichoderma que otimiza o processo e reduz o tempo de produção do fungo, importante agente de controle biológico de pragas. Contribuindo para o avanço e disseminação do conhecimento da pesquisa agrícola realizada pelo DDPA.

As metodologias propostas até o momento para multiplicação de fungos benéficos de interesse agrícola em condições controladas demandam períodos longos até a obtenção do produto final. O objetivo deste estudo foi desenvolver uma metodologia simples e eficiente para antecipar e facilitar o processo de multiplicação de culturas puras de fungos do gênero Trichoderma em condições controladas.

O diferencial da metodologia proposta é a etapa de multiplicação do isolado fúngico em substratos orgânicos comerciais, que otimiza o processo e reduz o tempo de produção do inóculo fúngico para 13 dias de incubação. Além disso, a simplicidade da técnica facilita seu uso na produção de mudas de diferentes espécies de interesse agrícola e florestal, bem como em ensaios de pesquisa que visem avaliar o potencial agrícola de isolados de Trichoderma sp.

Clique na imagem abaixo e confira publicação na íntegra:

Fonte: DDPA – Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária

Comentários

Deixe um comentário

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.