Produtor de Orgânicos

Mapeamento das feiras pelo Brasil fortalecendo a agricultura orgânica

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 25 de junho de 2024.

O Mapa de Feiras Orgânicas é uma ferramenta de busca rápida, idealizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, com objetivo de tornar os produtos orgânicos mais acessíveis aos consumidores e fomentar uma alimentação saudável em todo Brasil. No site ou no aplicativo, você pode pesquisar os dias e locais das feiras. A ideia é facilitar o acesso do consumidor a alimentos livres de agrotóxicos.

O Mapa visa a encurtar o caminho do consumidor até o produtor para ampliar o acesso a alimentos saudáveis, produzidos sem agrotóxicos. Outra preocupação da plataforma é valorizar relações de comércio mais justas e iniciativas que buscam minimizar os impactos ambientais causados pela produção de alimentos.

No mapa, é possível encontrar diferentes tipos de locais que vendem alimentos orgânicos ou agroecológicos. As feiras orgânicas são destacadas como espaços antigos de comercialização, promovendo a compra direta com os produtores e estimulando a autonomia destes, além de valorizar a produção local. Outras opções incluem as CSA (Comunidades que Sustentam a Agricultura), que funcionam como parcerias entre grupos de consumidores e produtores, e os GCR (Grupos de Consumo Responsável), que buscam comprar produtos de forma social e ambientalmente responsável. Há também os Comércios Parceiros de Orgânicos, que promovem relações transparentes e justas entre consumidores e agricultores.

Orgânicos podem ser mais acessíveis

Um levantamento realizado em diversos comércios do Brasil, constatou que uma cesta de produtos orgânicos é, em média, 50% mais barata nas feiras do que nos supermercados.

Em outra pesquisa mais antiga, realizada pelo Idec, a diferença verificada foi ainda maior: um mesmo produto custava até 430% mais caro no supermercado do que nas feiras especializadas.

Além disso, em uma enquete realizada na época, 74% dos internautas disseram que prefeririam orgânicos se eles tivessem preços mais baixos e se os canais de comercialização fossem mais próximos de suas residências.

“O Mapa de Feiras Orgânicas surgiu dessa necessidade e é por isso que ele continua sendo importante: para mostrar que o consumo de orgânicos pode ser, sim, barato e de fácil acesso”, conclui a nutricionista do Idec.

Clique na imagem abaixo e confira Mapa de Feiras Orgânicas

Fonte IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.

 

Comentários

Os comentários estão desativados.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.