Produtor de Orgânicos

Impactos ecológicos e socioambientais da transição agroecológica para produção orgânica de leite em Sidrolândia-MS

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 28 de janeiro de 2025.

Esta pesquisa objetivou-se avaliar os Impactos Ecológicos e Socioambientais da Transição Agroecológica para produção orgânica de Leite em Sidrolândia-MS pelo método Ambitec de produção animal, desenvolvido pela Embrapa Meio Ambiente.

Foram avaliadas oito unidades de produção familiar, no Assentamento Eldorado II, entre os anos de 2012 a 2014. O processo de transição agroecológica resultou num impacto socioambiental e ecológicopositivo. O índice de impacto geral médio para o sistema convencional foi de µ=-0,55 e para o sistema orgânico foi de µ=3,82. As maiores contribuições foram relacionadas aos efeitos positivos ecológicos dos seguintes indicadores que na produção orgânica apresentaram:

“Qualidade do solo” (µ=4,69) e “consumo de energia” (µ=-1,00). Nos efeitos positivos socioambientais foram “Bem estar e saúde animal” (µ=13,69) e “Dedicação e perfil do responsável” (µ=10,06). O percentual de incremento da tecnologia da transição para a produção orgânica foi de 14,55%.

Atualmente, o grande desafio das ciências agrárias é manter a produção agrícola em níveis tais que sustentem uma população em crescimento, sem com isto contribuir para aumentar ainda mais a degradação e agressão do meio ambiente (Silva et al., 2014). Os baixos índices técnicos do setor leiteiro, como, por exemplo, taxa de lotação média de 0,5 UA/ha de pastagem e produtividade aproximada de 1.297 kg/vaca/ano de leite, evidenciam que aumentos da produtividade são necessários para atender às necessidades de consumo no Brasil.

Naturalmente, os processos dessa intensificação deverão levar em conta a utilização de animais com bom potencial produtivo, provenientes de raças adaptadas às condições dos diferentes biomas a serem exploradas e forrageiras promissoras, adaptadas ao meio e que respondam aos insumos água e fertilizantes, levando-se em conta a preservação ambiental.

Neste sentido surge a produção orgânica de leite que é uma demanda atual da sociedade. O consumidor deseja um produto de qualidade, a preço justo, saudável do ponto de vista de segurança alimentar, livre de perigos biológicos e químicos e produzidos com menor uso de insumos artificiais e cuidados em relação ao bem estar animal. Além do que, existe a preocupação atual com a preservação do meio ambiente e a biodiversidade e com o papel social da atividade agropecuária, com a geração de empregos no campo e diminuição do êxodo rural. (Soares et al., 2012).

Diante da necessidade de avaliar e mensurar os impactos ambientais e socioeconômicos dessas práticas foi criada a metodologia – Ambitec – Produção Animal – descrita por Irias et al.(2004) e Ávila et al. (2008), que foi desenvolvida pela Embrapa Meio Ambiente, reproduzindo dados de avaliação de impactos socioeconômicos e ambientais, mostrando com grande clareza os fatores que aumentam ou diminuem o nível de impacto.

A avaliação desses impactos das inovações tecnológicas agropecuárias tem sido realizada, no contexto institucional de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa, pela aplicação de um método de abordagem multicritério (Ambitec-Agro; Rodrigues et al., 2010), cujos resultados são consolidados no balanço social da Empresa (Balanço social da pesquisa agropecuária brasileira, 2013).

O sistema de indicadores Ambitec-Agro permite mensurar de forma clara e concisa os principais fatores relacionados ao desenvolvimento das unidades de produção agropecuária e constitui ferramenta aplicável a processos de certificação ambiental, contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável (Monteiro e Rodrigues, 2006; Ávila et al., 2008).

Clique na imagem abaixo e confira publicação da “Embrapa Impactos ecológicos e socioambientais da transição agroecológica para produção orgânica de leite em Sidrolândia-MS“:

Fonte: Embrapa

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Pecuária Leiteira Orgânica da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.

Clique na imagem abaixo e confira a publicação Como Produzir Milho Orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Como Produzir Goiaba Orgânica? da Sociedade Nacional de Agricultura:

Comentários

Os comentários estão desativados.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.