Impactos do novo regulamento orgânico da UE nas cadeias de valor dos pequenos produtores
O novo regulamento orgânico da UE N° 2018/848 traz mudanças substanciais para a produção orgânica em países terceiros. Com a mudança do sistema de importação orgânica da UE para conformidade com o Regulamento da UE em 1º de janeiro de 2025, os pequenos produtores enfrentam novas demandas significativas para continuar abastecendo o mercado europeu. Cerca de 2.000 grupos de produtores atualmente certificados para o mercado da UE precisam se adaptar ou correm o risco de desistir ou perder a certificação orgânica durante seu primeiro controle das novas regras em 2025, o que interromperia o fornecimento de muitos produtos orgânicos.
Cadeias de valor para pequenos produtores
A IFOAM trabalha no acesso ao mercado de pequenos produtores há décadas e lidera o desenvolvimento de orientação sobre certificação de grupo sob a nova regulamentação da UE e apoiou a coleta de dados em uma Pesquisa Internacional sobre os impactos. Os resultados do estudo sobre o Impacto da nova regulamentação orgânica da UE nas cadeias de suprimentos de pequenos produtores e os efeitos no mercado orgânico da UE foram agora publicados pela FiBL.
De acordo com o estudo, embora os grupos de produtores orgânicos que conseguirem se adaptar aos novos requisitos possam aproveitar o potencial de maior acesso ao mercado e maior confiança do consumidor no selo orgânico, muitas partes interessadas, incluindo 40% dos produtores e comerciantes de países terceiros pesquisados, veem essa clareza regulatória como uma oportunidade para fortalecer as práticas orgânicas e manter a qualidade .
A FiBL e a COLEAD também publicaram recentemente um estudo de caso detalhado sobre os impactos do novo Regulamento da UE na República Dominicana, com foco na produção de banana e cacau.
A nova regulamentação da UE fortalece a credibilidade dos padrões orgânicos, mas seus efeitos nas comunidades globais de pequenos produtores precisam de consideração cuidadosa. Passos proativos são essenciais para garantir que produtores em mercados em desenvolvimento ainda possam acessar o mercado orgânico europeu.
Mais informações em www.ifoam.bio
Fonte: Bio Eco Actual , Jornal Orgânico Internacional
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.
Clique na imagem abaixo e confira a publicação Como Produzir Milho Orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Como Produzir Goiaba Orgânica? da Sociedade Nacional de Agricultura:
Tags: agricultor orgânico, agricultura biólogica, Agricultura orgânica Europa, Mercado orgânico europeu, União Europeia Orgânica.
Compartilhe:
Saiba mais sobre Produtor .
