Produtor de Orgânicos

Exportação de gengibre aumenta 49% no Espírito Santo

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 19 de março de 2025.

Maior comprador de gengibre são os Países Baixos que, em 2024, importaram quase 13 mil toneladas da raiz produzida em solo capixaba.

O gengibre cultivado nas montanhas capixabas tem conquistado o paladar de estrangeiros. Em 2024, a raiz picante foi enviada para 50 países, sendo que os principais compradores foram os Países Baixos, Estados Unidos, Espanha, Reino Unido e Itália. Foram pouco mais de 26 mil toneladas exportadas, de uma produção em torno de 64 mil toneladas.

No Espírito Santo, o cultivo da planta de origem asiática teve início na década de 1970, no município de Santa Leopoldina, que é o maior produtor, respondendo por 40% da produção. Hoje, a área destinada ao cultivo é de 1.070 hectares, tendo Santa Maria de Jetibá e Domingos Martins no ranking dos três maiores produtores. Em 2012, o Estado contava com uma área de apenas 246 hectares e produção de 8.565 toneladas.

“O Espírito Santo é referência na produção e exportação de gengibre. Somos responsáveis por mais da metade de todo o gengibre exportado pelo Brasil. Esse protagonismo tem sido valorizado pelo mercado externo, que se dispôs a pagar um preço maior devido à qualidade que só se encontra em terras capixabas”, afirma o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli.

Produtora de gengibre em Domingos Martins, Vânia Reinholz Traichel conta que há 13 anos os pais começaram a cultivar a raiz e há 2 anos iniciaram a exportação, com a criação da empresa Ginger Brasil, especializada em exportação. Em 2024, foram 140 contêineres de gengibre exportados para os Estados Unidos e Países Baixos. Produção da família de Vânia e de outros produtores da região.

Exportação de gengibre aumenta 49% no Espírito Santo

Plantação de gengibre em Domingos Martins: produto com certificação de orgânico vai para o exterior – Foto: Ginger Brasil/Divulgação
“Nosso forte é o cultivo de gengibre orgânico. Temos hoje 30 hectares certificados”, conta Vânia, explicando que a preferência do mercado europeu é por produtos orgânicos.

Nessa época do ano a exportação é de gengibre baby, que é feita de avião, pelas condições frágeis da planta. A partir de junho começa a exportação do gengibre maduro, essa vai em navio. Para 2025, a expectativa é aumentar a quantidade exportada.

Fonte: ES Brasil

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.

Clique na imagem abaixo e confira a publicação Como Produzir Milho Orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Como Produzir Goiaba Orgânica? da Sociedade Nacional de Agricultura:

Comentários

Os comentários estão desativados.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.