Produtor de Orgânicos

Estudo de mercado para orgânicos através de análise fatorial

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 21 de setembro de 2012.

Através da realização de pesquisa exploratória, o objetivo do presente trabalho é identificar os aspectos mais e menos importantes na decisão de compra de produtos orgânicos, o perfil do consumidor e o grau de conhecimento com relação aos produtos orgânicos, questionando a competitividade do produto orgânico frente aos convencionais, transgênicos, ecológicos e outros. Como fatores de competitividade foram levados em consideração os aspectos legais de certificação, ética da empresa, preço e comercialização, influência política e questões ambientais. A coleta de informações foi realizada junto a 138 moradores da região metropolitana de São Paulo, e os fatores analisados divididos em grupos (ético, legal, político e competitividade).

Com um preço prêmio de 20% a 100%, comparado ao produto convencional, o agricultor ainda é o mais prejudicado da cadeia, já que do valor total pago pelo consumidor apenas 30% o recompensa. O que justifica esse prêmio são todas as ações de diferenciação (processo de conversão, comercialização, certificação, auditorias, pesquisa etc), além das altas margens praticadas pelos pontos de vendas. O alcance de larga escala produtiva com preço competitivo, comercialização e distribuição são fatores críticos nesse setor, logo, dos resultados da pesquisa, a competitividade é dependente do equilíbrio que cada empresa conseguirá ao administrar os cinco fatores de competitividade citados. O perfil dos consumidores foi identificado como sendo homens e mulheres com curso superior, usuários de Internet e com alto grau de instrução, e a televisão foi identificada como o meio de comunicação que mais atinge esse grupo.

CI Orgânicos, Vanessa Werneck
Acessado em: 28/12/2011

Conteúdo completo disponível em: http://www.iea.sp.gov.br/out/verTexto.php?codTexto=803

LOMBARDI, M.F.S.; MOORI, R.G.; SATO, G.S. Estudo de mercado para produtos orgânicos através de análise fatorial.. In: Congresso Brasileiro da Sober, XLI., 2003. Juiz de Fora. Anais…Juiz de Fora: Sober, 2003.

zp8497586rq
Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.