Estudo de mercado para orgânicos através de análise fatorial
Através da realização de pesquisa exploratória, o objetivo do presente trabalho é identificar os aspectos mais e menos importantes na decisão de compra de produtos orgânicos, o perfil do consumidor e o grau de conhecimento com relação aos produtos orgânicos, questionando a competitividade do produto orgânico frente aos convencionais, transgênicos, ecológicos e outros. Como fatores de competitividade foram levados em consideração os aspectos legais de certificação, ética da empresa, preço e comercialização, influência política e questões ambientais. A coleta de informações foi realizada junto a 138 moradores da região metropolitana de São Paulo, e os fatores analisados divididos em grupos (ético, legal, político e competitividade).
Com um preço prêmio de 20% a 100%, comparado ao produto convencional, o agricultor ainda é o mais prejudicado da cadeia, já que do valor total pago pelo consumidor apenas 30% o recompensa. O que justifica esse prêmio são todas as ações de diferenciação (processo de conversão, comercialização, certificação, auditorias, pesquisa etc), além das altas margens praticadas pelos pontos de vendas. O alcance de larga escala produtiva com preço competitivo, comercialização e distribuição são fatores críticos nesse setor, logo, dos resultados da pesquisa, a competitividade é dependente do equilíbrio que cada empresa conseguirá ao administrar os cinco fatores de competitividade citados. O perfil dos consumidores foi identificado como sendo homens e mulheres com curso superior, usuários de Internet e com alto grau de instrução, e a televisão foi identificada como o meio de comunicação que mais atinge esse grupo.
CI Orgânicos, Vanessa Werneck
Acessado em: 28/12/2011
Conteúdo completo disponível em: http://www.iea.sp.gov.br/out/verTexto.php?codTexto=803
LOMBARDI, M.F.S.; MOORI, R.G.; SATO, G.S. Estudo de mercado para produtos orgânicos através de análise fatorial.. In: Congresso Brasileiro da Sober, XLI., 2003. Juiz de Fora. Anais…Juiz de Fora: Sober, 2003.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.