Produtor de Orgânicos

Estratégias de conversão de sistemas de produção convencional para orgânicos

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 30 de maio de 2013.

 

foto: CI Orgânicos

O trabalho faz parte de um projeto de conversão de sistemas convencionais de produção agrícola para sistemas orgânicos desenvolvido pelo ICMBio, em convênio com S.A. Paulista e Vereda Consultoria, no entorno da Reserva Biológica do Tinguá (RJ). O objeto de estudo foi um grupo de agricultores de uma colônia japonesa. Os dados definiram ações estratégicas para a conversão. Percebeu-se que os agricultores já haviam feito experiências com isolamento total das áreas para uso do sistema de produção orgânica, mas, a falta de assistência técnica levou a um resultado negativo da experiência. O desenho das propriedades que utilizam o sistema convencional de produção também influenciou o resultado.

Concluiu-se que a caracterização dos agricultores e dos sistemas de produção e a visibilidade de outros parâmetros de análise além dos econômicos são essenciais nos processos de conversão e no redesenho dos agroecossistemas.

CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 24/05/2013

Conteúdo completo disponível em:
http://www.diadecampo.com.br/arquivos/materias/%7B2FE019A0-3FF9-4B45-B1CE-ED0269CF0F21%7D_2174.pdf

AYUKAWA, M.L.; ICMBio TINGUÁ; TEIXEIRA, L.H. As estratégias metodológicas de conversão de sistemas de produção convencional para sistemas orgânicos. Rev. Bras. De Agroecologia,Curitiba, 2009.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.