Produtor de Orgânicos

Ensacamento de frutos, danos causados por fatores bióticos e abióticos em macieira

RuimRegularBomÓtimoExcelente(Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 16 de junho de 2013.
foto: CI Orgânicos

O trabalho avaliou o efeito do ensacamento dos frutos de macieira na incidência de danos causados por insetos-praga, sarna, “russeting” e queimadura pelo sol, além da praticidade dos diferentes tipos de embalagens utilizadas no ensacamento. O estudo foi conduzido no pomar orgânico de macieira da empresa Fischer Fraiburgo Agrícola Ltda, em Fraiburgo (SC), na safra 2004-2005. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados e os tratamentos foram: a) frutos não ensacados (testemunha), e b) frutos ensacados, seguido de desensacamento aos 15 e 7 dias antes da colheita, e na colheita. Foram ensacadas, por tratamento, 150 frutos da cultivar Royal Gala e 300 frutos da cultivar Suprema, em dois tipos de embalagens: saco de papel-manteiga parafinado branco e de polipropileno microperfurado transparente. Observou-se que o ensacamento reduziu o ataque de pragas em relação aos frutos não ensacados. Porém, a sarna desenvolveu-se tanto em ambos os casos. Verificou-se  que antecipação da retirada dos sacos proporcionou, em geral, menos frutos com “russeting”.

A embalagem de polipropileno foi mais fácil de ser manuseada, resistiu à chuva e ao granizo, e apresentou menor custo que a de papel. Entretanto, facilitou a queimadura de frutos pelo sol, principalmente quando muito aderida à epiderme destes.

CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 12/06/2013


Conteúdo completo disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0100-29452006000200003&script=sci_arttext

SANTOS, J.P.; WAMSER, A.F. Efeito do ensacamento de frutos sobre danos causados por fatores bióticos e abióticos em pomar orgânico de macieira. EPAGRI-SC, Jaboticabal, 2006.

 

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.