Efeitos de fertilizantes orgânicos na nutrição e produção do pimentão
A pesquisa avaliou os efeitos de três tipos de materiais orgânicos associados à aplicação de fertilizante mineral NPK sobre a nutrição e produção do pimentão cv. Mayata, cultivado em estufa, na região de Piracicaba (SP). Os materiais avaliados foram húmus de turfa, húmus de pinus e esterco de galinha. O esterco de galinha + 100% do NPK proporcionou, de modo geral, o maior peso médio de frutos e teor de fósforo nas folhas em relação à adição dos outros materiais orgânicos associados com a adubação mineral.
A aplicação dos materiais orgânicos associados com fertilizante mineral NPK não aumentou o peso médio e a produção de frutos em relação à adubação NPK isolada. Confirmou-se, assim, a influência do tipo de material orgânico na nutrição e produtividade do pimentão cv. Mayata, evidenciando a necessidade de outros estudos envolvendo diferentes materiais orgânicos como fonte de nutrientes, com o objetivo de se reduzir a adubação mineral.
CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 25/03/2013
Conteúdo completo disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/hb/v18n3/v18n3a12.pdf
MELLO, S.C.; PEREIRA, H.S.; VITTI, G.C.SOUTO, S.M. Efeitos de fertilizantes orgânicos na nutrição e produção do pimentão. ESALQ. Piracicaba, 2000.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.