Biblioteca

Cultivo Orgânico do Café: Recomendações Técnicas

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 15 de maio de 2024.

No Brasil, é crescente a expectativa sobre o mercado de cafés especiais, dentre os quais, o café orgânico. Esse nicho de mercado, embora ainda pequeno, cresce anualmente a uma taxa de cerca de 10%. Os principais produtores de café orgânico são: Brasil, Costa Rica, Peru, México, Guatemala, Nicarágua, EI Salvador e Colômbia, e os maiores consumidores são: Estados Unidos, Alemanha, Países Baixos, Suíça, França, Áustria e Japão.

O mercado de café orgânico é predominantemente constituído por consumidores conscientes das questões ligadas à saúde, mas vem ganhando força pela adesão de um público a questões de caráter ambiental e social. Ademais, a imagem de um comércio ético Fair frade) vem sendo progressivamente associada a uma agricultura sustentável e agroecológica.

Minas Gerais é o Estado pioneiro na produção nacional de café orgânico, a qual foi iniciada por um cafeicultor que optou pelo manejo orgânico ao constatar que na Europa os consumidores vinham rejeitando o produto brasileiro devido ao uso abusivo de agroquímicos, dando preferência ao produto de origem colombiana (Viglio, 1996). Essa opção foi seguida por um grupo de cafeicultores mineiros, que vem buscando reconstituir a complexidade natural do agroecossistema, reduzida pela monocultura, através da incorporação de matéria orgânica ao solo e de outras práticas culturais alternativas. Essa atividade vem sendo intensificada e multiplicada por um ideal ambientalista, quer pela existência de um mercado promissor ou por ambas as razões.

Atualmente, a comercialização de café orgânico está restrita à exportação, pois a demanda interna é quase inexistente. Dados do Porto de Santos e da Associação de Cafeicultura Orgânica – Acob – mostraram que em 1992 foram exportadas 250 sacas de café orgânico, passando para 60 mil em 2000 (Pedini, 2000). Entretanto, para que o agricultor tenha sucesso na produção de café orgânico terá obrigatoriamente que compreender e adotar a filosofia do movimento, respeitando princípios e normas estabelecidos.

Fonte: Embrapa

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.

Comentários

Os comentários estão desativados.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.