
Surfista produz café a partir de fezes de jacu, e grão vira iguaria vendida por de R$ 1.100 o quilo no Brasil
Cafeicultor ‘descobriu’ modalidade de produção em visita à Indonésia e trouxe ideia para sua fazenda no Espírito Santo. Na Camocim, um pássaro selvagem chamado jacu incomodava bastante, comendo os grãos maduros de café e deixando suas fezes no meio da lavoura. Era uma praga e chegamos a pensar em buscar um predador para ele, mas a história da civeta me inspirou a fazer algo com os resíduos do jacu — conta Sloper em conversa durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, este mês.

Conheça a cooperativa que vende cafés orgânicos produzidos por mulheres
Os primeiros passos da cooperativa, lá em 25 de novembro de 1998, não foram fáceis. Os desafios eram muitos, mas a determinação e a vontade de mudar a realidade dos produtores locais impulsionaram o seu crescimento. E foi em 2008 que uma virada de chave aconteceu: a certificação Fair Trade, que trouxe consigo um prêmio de aproximadamente R$120 por saca, destinado a projetos sociais. Esse impulso financeiro permitiu investimentos na comunidade e no desenvolvimento dos cooperados.

A Biodinâmica e a dignificação do agricultor e da cultura agrícola
Todo agricultor é um artífice e um artista inato. A compreensão de que agricultura é a mais nobre das artes conduz o agricultor à compreensão de sua própria natureza artística. Agricultar não significa apenas trabalhar a terra, significa antes a arte de cuidar e de cultivar a terra, ajudando-a em seu processo produtivo e sendo ajudado por ela a descobrir sempre novas aptidões produtivas.

Sistemas de produção Embrapa: Cultivo de Café Orgânico
O cultivo de café orgânico segue regras próprias do sistema orgânico de produção cujo mercado interno e externo vem se expandindo muito rapidamente. Abre-se assim novas perspectivas na economia rural brasileira principalmente para os pequenos produtores. Confira as técnicas e dicas do Sistemas de Produção Embrapa Agrobiologia.

Manual do Café Orgânico – DIBD/ESALQ/USP
Confira o Manual do Café Orgânico DIBD/ESALQ/USP, reúne recomendações sobre manejo e práticas culturais do café, de acordo com as normas técnicas da Agricultura Orgânica, uma atividade com base em princípios agroecológicos e de conservação dos recursos naturais, indicando cultivares de café mais adequadas para uma produtividade maior, fornecendo dicas necessárias para o controle alternativo de pragas, plantas invasoras e doenças. Além das instruções para se converter uma lavoura convencional em orgânica, a publicação traz orientações para aqueles que têm interesse em comercializar o café com selo de produto orgânico.

Café orgânico brasileiro é destaque no mercado europeu
Assista matéria da TV Alterosa, onde destacam o aumento da produção de cafés especiais e orgânicos no Brasil. Cerca de cem produtores da COOPFAM – Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo em Minas Gerais, conquistaram o mercado internacional, exportando grande parte para países da Europa.

Café orgânico ganha prêmio
Veja o cuidado com que é produzido e coletado o café orgânico de Carmo, Minas Gerais. “Produzir café orgânico bom é mais trabalhoso. Nao pode ser torrado demais, da mais trabalho. O “café orgânico é diferente de gosto mais adocicado”. A maior parte da produção é exportada. O cultivo como orgânico agrega valor ao produto.

Cultivo de Café Orgânico
Veja mais detalhes sobre o documento da Embrapa Agrobiologia, em parceria com pesquisadores de outras Instituições, produtores e representantes da Associação de Cafeicultores Orgânicos, que trata dos diferentes aspectos de manejo que a cultura de café precisa quando plantada sob sistema orgânico.

A influência do agronegócio na exportação do café orgânico
A pesquisa bibliográfica estudou conceitos de agricultura orgânica, café orgânico, exportação, desenvolvimento sustentável e agronegócio, possibilitando a discussão teórica, considerando que as características do café orgânico são as mesmas do café convencional.

Considerações para lançamento de nova marca de café orgânico
Diante do aumento da demanda mundial por produtos orgânicos, abrem-se oportunidades, principalmente para pequenos e médios produtores, e outros componentes da cadeia produtiva.