Cultivares de soja orgânica, para fins de adubação verde e produção de grãos
O artigo avalia o desempenho de seis cultivares de soja, sob manejo orgânico, para fins de adubação verde e produção de grãos. Alguns tipos de esterco têm sido utilizados como fonte de nutrientes para as plantas, mas com aplicação limitada devido à necessidade de usar grandes quantidades desses materiais. A cultura da soja possui atributos desejáveis para ser utilizada como adubo verde no verão em sistemas de produção diversificados, manejados conforme os preceitos da agricultura orgânica. Algumas cultivares de soja como a Celeste e Taquari acumularam, precocemente, elevadas quantidades de biomassa e nutrientes, quando cultivadas sob manejo orgânico. Diferente dos resultados coma soja, estudos com feijão-de-porco, mucuna-preta, crotalária e guandu apresentaram acumulação de biomassa inferior aos níveis alcançados pelas cultivares de soja Celeste e Taquari, demonstrando o potencial de uso dessas leguminosas como adubo verde. Outro aspecto favorável ao uso da soja na adubação verde consiste na facilidade para produção de sementes de boa qualidade.
As cultivares Taquari, Mandi, Campo Grande, Surubi e Celeste apresentam desempenho agronômico satisfatório, com elevados rendimentos de grãos, promissor para cultivos submetidos a manejo orgânico.
CI Orgânicos – Paula Chermont
Acessado em 28/11/2011
Veja o artigo: 1-Embrapa_1705_CultivaresSojaOrganico1
PADOVAN, M.P.; ALMEIDA, D.L.; GUERRA, J.G.M.; RIBEIRO, R.L.D.; NDIAYE, A. Avaliação de cultivares de soja, sob manejo orgânico: para fins de adubação verde e produção de grãos. Pesq. agropec. bras., Brasília, v. 37, n. 12, p. 1705-1710, dez. 2002
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.