Controle biológico de insetos-praga na soja orgânica do distrito federal
O estudo avaliou o comportamento das populações de insetos-praga e da eficiência de métodos de controle biológico em cultivo orgânico de soja no Distrito Federal, visando ao desenvolvimento de métodos de manejo de pragas dentro de normas estabelecidas por órgãos certificadores. Foram aplicados dois tipos de bioinseticidas para conter a explosão populacional da lagarta-da-soja, e evitar danos econômicos à cultura. Ambos controlaram satisfatoriamente a praga, provocando taxas de mortalidade de 86% e 76%, respectivamente. Os percevejos, pragas mais importantes da fase reprodutiva da soja, foram controlados através da liberação preventiva da vespinha parasita de ovos e sua população esteve abaixo da média de 0,5 percevejos por pano de batida até o final do ciclo da soja, não exigindo outras medidas de controle. A análise econômica demonstrou que os métodos de controle propostos apresentaram custos compatíveis com o custo total da cultura e de sua rentabilidade.
CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 17/05/2013
Conteúdo completo disponível em:
http://bdpa.cnptia. embrapa.br
SUJII, E.R.; PIRES, C.S.S.; SCHMIDT, F.G.V.; ARMANDO, M.S.; BORGES, M.M.; CARNEIRO, R.G.; VALLE, J.C.V. Controle biológico de insetos-praga na soja orgânica do distrito federal. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, 2002.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Tags: Agricultura Sustentável, bioinseticidas, controle biológico, Embrapa, insectos, lagarta-da-soja, Manejo de Pragas, parasitóides, percevejo, soja, Soja Orgânica.
Compartilhe:
Saiba mais sobre Produtor e Tratos culturais .

Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.