Baru-Boas Práticas Extrativismo Sustentável Orgânico
Família Botânica: Fabaceae
Nome Científico: Dipteryx alata Vog.
Nomes Populares: baru, barujó, castanha-de-baru, castanhade-ferro, coco-feijão, cumaru-da-folha-grande, cumarurana, cumaruverdadeiro, cumaru-roxo, cumbaru, cumbary, emburena-brava, feijão-coco, meriparagé, pau-cumaru.
Ocorrência: Ocorre no bioma cerrado, predominante nos Estados de Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em menor número, também ocorre nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Maranhão, Pará e Rondônia.
Ecologia: Espécie típica do cerrado. Desenvolve-se a pleno sol e prefere solos areno-argilosos. Nas áreas de ocorrência tem distribuição irregular, mas pode ocorrer agrupamento de árvores. A polinização das flores é realizada principalmente por abelhas e morcegos. O baru é importante alimento para diversos grupos de animais silvestres
como aves, morcegos e macacos.
Principais usos e produtos: A polpa e a amêndoa do fruto são utilizadas na alimentação humana. A amêndoa pode ser consumida ao natural ou torrada. O óleo da amêndoa é medicinal. Diversos produtos têm sido fabricados usando como matéria-prima polpa e amêndoa de baru, tais como: sorvetes, pães, bombons, biscoitos, licores e cachaças. A polpa é excelente também para os animais de criação. A planta pode ser utilizada na ornamentação de parques e nas áreas rurais como cerca ou moirão vivo, fornecendo boa sombra para os animais.
Floração e Frutificação: Dependendo da região a espécie floresce entre os meses de outubro a fevereiro. A formação dos frutos ocorre normalmente de janeiro a março, sendo que a queda dos frutos maduros inicia em julho e se estende até outubro. A produção de frutos varia muito a cada ano. Cada quilograma de fruto contém cerca de 30 unidades de sementes (amêndoas).
PLANEJAMENTO DA COLETA:
Antes de coletar é bom planejar cada etapa, principalmente “onde”, “quando” e “quantas vezes” vamos coletar. Ao planejar, economizamos tempo, recursos, evitamos acidentes (com o uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI), preparamos os caminhos e realizamos os cuidados com a manutenção e proteção da área de manejo.
Clique aqui e confira publicação na íntegra:
Fonte: MAPA
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.
Clique na imagem abaixo e confira a publicação Como Produzir Milho Orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Como Produzir Goiaba Orgânica? da Sociedade Nacional de Agricultura:
Tags: agricultura extrativista, boas práticas agrícolas, boas práticas agricultura orgânica, Boas Práticas Extrativismo Sustentável Orgânico Castanha, castanha, Castanha de baru, Castanha de baru orgânica, extrativismo sustentável, Extrativismo Sustentável Orgânico Baru, Extrativismo Sustentável Orgânico Caroá, Projetos Extrativistas Sustentáveis Orgânicos.
Compartilhe:
Saiba mais sobre Produtor .
