Produtor de Orgânicos

Baru-Boas Práticas Extrativismo Sustentável Orgânico

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 6 de setembro de 2024.

Família Botânica: Fabaceae
Nome Científico: Dipteryx alata Vog.
Nomes Populares: baru, barujó, castanha-de-baru, castanhade-ferro, coco-feijão, cumaru-da-folha-grande, cumarurana, cumaruverdadeiro, cumaru-roxo, cumbaru, cumbary, emburena-brava, feijão-coco, meriparagé, pau-cumaru.

Ocorrência: Ocorre no bioma cerrado, predominante nos Estados de Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em menor número, também ocorre nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Maranhão, Pará e Rondônia.

Ecologia: Espécie típica do cerrado. Desenvolve-se a pleno sol e prefere solos areno-argilosos. Nas áreas de ocorrência tem distribuição irregular, mas pode ocorrer agrupamento de árvores. A polinização das flores é realizada principalmente por abelhas e morcegos. O baru é importante alimento para diversos grupos de animais silvestres
como aves, morcegos e macacos.

Principais usos e produtos: A polpa e a amêndoa do fruto são utilizadas na alimentação humana. A amêndoa pode ser consumida ao natural ou torrada. O óleo da amêndoa é medicinal. Diversos produtos têm sido fabricados usando como matéria-prima polpa e amêndoa de baru, tais como: sorvetes, pães, bombons, biscoitos, licores e cachaças. A polpa é excelente também para os animais de criação. A planta pode ser utilizada na ornamentação de parques e nas áreas rurais como cerca ou moirão vivo, fornecendo boa sombra para os animais.

Floração e Frutificação: Dependendo da região a espécie floresce entre os meses de outubro a fevereiro. A formação dos frutos ocorre normalmente de janeiro a março, sendo que a queda dos frutos maduros inicia em julho e se estende até outubro. A produção de frutos varia muito a cada ano. Cada quilograma de fruto contém cerca de 30 unidades de sementes (amêndoas).

PLANEJAMENTO DA COLETA:

Antes de coletar é bom planejar cada etapa, principalmente “onde”, “quando” e “quantas vezes” vamos coletar. Ao planejar, economizamos tempo, recursos, evitamos acidentes (com o uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI), preparamos os caminhos e realizamos os cuidados com a manutenção e proteção da área de manejo.

Clique aqui e confira publicação na íntegra:

Fonte: MAPA

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.

Clique na imagem abaixo e confira a publicação Como Produzir Milho Orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Como Produzir Goiaba Orgânica? da Sociedade Nacional de Agricultura:

Comentários

Os comentários estão desativados.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.