Produtor de Orgânicos

Bananicultura: pesquisas voltadas para a agricultura familiar

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 27 de fevereiro de 2013.
foto: CI Orgânicos

Apesar de desempenhar um papel importante na diversificação e geração de renda dos produtores familiares do Médio Paranapanema (SP), a bananicultura ainda é uma atividade recente na região. Os sistemas produtivos adotados carecem de tecnologias desenvolvidas para as condições edafoclimáticas específicas para o local, sendo necessárias a geração e divulgação de inovações tecnológicas neste setor. Por isso, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) do Médio Paranapanema está desenvolvendo, em parceria com produtores rurais, empresas privadas, institutos de pesquisa, cooperativas e outros, tecnologias que garantam o sucesso do empreendimento, aumentando a produção de banana e a rentabilidade do produtor. As ações também visam agregar qualidade e valor ao produto final por meio de ações desenvolvidas na implantação de agroindústria e confecção de produtos artesanais, fomentando esta atividade na agricultura familiar regional.

O estudo verificou que a tendência regional é de crescimento da área plantada com banana nos próximos anos e que a tecnificação do sistema de produção é uma realidade. Assim sendo, recomenda-se a geração e a divulgação de novas tecnologias para que a atividade seja ainda mais lucrativa.

CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 21/01/2013

Conteúdo completo disponível em: http://www.dge.apta.sp.gov.br/publicacoes/T&IA2/T&IAv1n2/Artigo_Bananicultura_8.pdf

MARTINS, A.N. FURLANETO,F.B.P. Bananicultura: pesquisas voltadas para a agricultura familiar. Revista Tecnologia & Inovação Agropecuária. São Paulo, 2008.

 

 

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.