Atual situação e perspectivas da agricultura orgânica e sua relação com a América Latina
A produção mundial de orgânicos tem apresentado altos índices de crescimento, entre 25% a 30% ao ano, o que está sendo observado, também, com a produção dos países da América Latina. Dentre os 18 milhões de hectares destinados à atividade orgânica mundial, 24% estão em território latino-americano.
A Argentina lidera, com 62,7% da área de produção orgânica certificada; seguida pelo Brasil, com 17% do total, e Chile, com 12,8%. Exceto os provenientes da Argentina, os produtos latino-americanos possuem pouco ou nenhum valor agregado. A produção, que é altamente diversificada, é destinada, principalmente, ao mercado externo e certificada, na maioria, por certificadoras americanas e europeias. Internamente, os produtos orgânicos são comercializados por diferentes canais (supermercados, feiras locais e entrega em domicílio).
CI Orgânicos, Vanessa Werneck
Acessado em: 15/12/2011
Conteúdo complete disponível em: http://web.catie.ac.cr/informacion/rmip/rev64/agri_organica.pdf
Garcia, J.E.G. Situación actual y perspectivas de la agricultura orgánica y su relación con América Latina. Manejo Integrado de Plagas y Agroecología. Costa Rica, n.64, 2002.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.