Produtor de Orgânicos

Análise energética em cultivos orgânicos de batata

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 15 de julho de 2013.
foto: CI Orgânicos

O objetivo do trabalho foi analisar a eficiência energética de oito cultivos orgânicos de batata, ao longo de oito anos, na área experimental de agricultura orgânica do INCAPER, em Domingos Martins (ES). A metodologia consistiu na transformação dos materiais, insumos e serviços necessários à produção de um hectare em unidades equivalentes de energia, representando o consumo de energia no sistema. A produção de batatas também foi convertida em equivalentes de energia, representando a saída de energia. O mesmo procedimento foi adotado para o sistema de produção convencional padrão da região. Os rendimentos comerciais, as saídas de energia e o balanço energético foram similares entre os sistemas (P>0,05).

O cultivo orgânico apresentou menor gasto de energia e menor dependência de energias não renováveis que o cultivo convencional. A eliminação do uso de embalagens plásticas nas batatas orgânicas poderia melhorar a eficiência energética do sistema.

CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 06/07/2013


Conteúdo completo disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-05362008000400003&script=sci_arttext

SOUZA, J.L.; SANTOS, R.H.S.; CASALI, V.W.D. Análise energética em cultivos orgânicos de batata. Rev. Bras. de Agroecologia, 2007.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.