Análise da produção de banana orgânica

A pesquisa descreve o processo de bananicultura orgânica praticada em Itapajé (CE), um dos maiores produtores de banana do Ceará, é uma experiência inovadora, que envolve 16 produtores de banana orgânica, ligados à Associação dos Fruticultores do Município de Itapajé (AFMI). A atividade enfrenta problemas de infraestrutura, em especial em relação à precariedade das estradas, que prejudicam o escoamento da produção.
Observa-se que alguns fatores determinam a baixa produtividade dos bananeirais, tais como tratos culturais deficitários, ausência de irrigação, incipiente reposição de nutrientes, alta declividade do relevo, solos pedregosos, além da idade avançada dos bananais. A adubação orgânica é utilizada e produtores têm profunda preocupação com a questão ambiental, buscando preservar a biodiversidade e manter em suas propriedades uma área de, pelo menos, 20% de mata (Reserva Legal).
O estudo conclui que a atividade da produção de banana orgânica em Itapajé é viável, rentável economicamente e favorece aspectos sociais ligados à organização dos produtores na associação. Algumas práticas preservacionistas e de manejo de pragas e doenças devem ser adotadas, assim como é recomendável uma aproximações com as instituições financeiras para viabilizar a renovação das lavouras. Verificou-se, ainda, que 90% dos consumidores de Fortaleza consideram o produto orgânico certificado um alimento saudável livre de agentes contaminantes químicos e ou tóxicos.
CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 29/11/2012
Conteúdo, fonte: Prodema, UFC
ANDRADE, J.A.C. Análise da produção de banana orgânica no município de Itapajé – Ceará, Brasil. UFC. Fortaleza, 2005.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.