Água e agroecologia: Embrapa Semiárido
Confira o sétimo volume da Coleção Transição Agroecológica, fruto da parceria da Embrapa com a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia).
Trata-se do livro intitulado Água e agroecologia, e o seu lançamento corresponde ao compromisso de difundir os princípios da agroecologia, mantendo a dinâmica de promoção e socialização de trabalhos de pesquisa em contexto de crescente preocupação da sociedade com a alimentação saudável.
É de interesse nacional o investimento público em ciência, tecnologia e inovação para a produção de conhecimentos necessários para a transição agroecológica, o que inclui desenvolvimento de sistemas de produção de base ecológica. Para isso, deve-se dar especial atenção ao manejo sustentável da agrobiodiversidade, do solo e da água e compartilhar soluções localmente adaptadas. A Embrapa, que, ao longo de sua existência, acumulou méritos graças à sua contínua contribuição para a agricultura no Brasil, reconhece a importância de produzir conhecimento para promover a segurança e soberania alimentar, além de contribuir para a geração de renda para os agricultores, sem perder de foco a sustentabilidade ambiental.
Na Embrapa, a institucionalização da pesquisa para a produção desses conhecimentos tem ganhado forma e conteúdo, especialmente a partir de 2005. Nesse ano, a Embrapa elaborou e publicou o Marco Referencial em Agroecologia, produto de parcerias estabelecidas entre várias instituições do Estado e da sociedade civil. Atualmente, a pesquisa para a consolidação da base científica da agroecologia está incorporada em nossa pauta de pesquisa, inovação e transferência tecnológica. Como resultado dessa incorporação, desde 2015, a Embrapa conta com o Portfólio de Pesquisa em Sistemas de Produção de Base Ecológica, que tem como objetivo fomentar, organizar e articular as várias iniciativas relacionadas a esses sistemas, sempre em parcerias com outras instituições públicas, em especial universidades e organizações da sociedade civil. Arranjos de projetos regionais também estão sendo construídos com base na agroecologia.
Nesse contexto, este livro busca contribuir com a sistematização e reflexão pertinentes às interações entre as temáticas da água e agro- ecologia, apresentando informações de base científica, construções sociopolíticas, práticas socioculturais e produtivas nos agroecossistemas. Busca, ainda, promover a adoção de soluções inovadoras para a sustentabilidade da água, por meio de conhecimentos e de tecnologias, visando disponibilizar água em quantidade e qualidade para atender aos diferentes sistemas de produção.Assim, espera-se que esta publicação auxilie a superar desafios e a tornar os sistemas de produção agrícolas mais sustentáveis.
Clique na imagem abaixo e confira a publicação Água e agroecologia da Embrapa Semiárido:
Fonte: Embrapa Semiárido
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura: