Adubação do algodão colorido BRS 200 em sistema orgânico no Seridó Paraibano

É grande o potencial de plantio do algodão colorido orgânico na região semiárida, onde as condições edafoclimáticas viabilizam o cultivo sem defensivos agrícolas. Neste caso, os adubos orgânicos assumem um papel fundamental para melhorar as propriedades físico-químicas do solo, o estabelecimento de microrganismos benéficos e o aumento da matéria orgânica, além de ser fonte de nutrientes.
O objetivo deste trabalho foi determinar níveis e forma de aplicação do esterco bovino em algodoeiro colorido BRS 200-marrom, cultivado sob manejo orgânico nas condições do Seridó Paraibano. Concluiu-se que a presença do esterco bovino incrementou a produtividade do algodão. Quando ocorreu regularidade climática, a aplicação ao lado das sementes foi mais eficiente, alcançando-se o máximo rendimento com 30 t/ha. A uniformidade do comprimento da fibra decresceu e o índice de fibras curtas aumentou com o incremento dos níveis de adubo.
CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 26/06/2013
Conteúdo completo disponível em:
SCIELO.br
SILVA, M.N.B.; BELTRÃO, N.E.M.; CARDOSO, G.D. Adubação do algodão colorido BRS 200 em sistema orgânico no Seridó Paraibano. Embrapa, Campina Grande, 2004.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.