A vida de Ana Maria Primavesi

Nascida na Áustria, em 1920, Ana Maria Primavesi é uma renomada engenheira agrônoma naturalizada brasileira. Formada em 1942, ela é grande responsável por diversos avanços no estudo das ciências do solo em geral, especialmente no seu manejo ecológico. É uma das mais importantes pesquisadoras da agroecologia e da agricultura orgânica.
Foi professora na Universidade Federal de Santa Maria, contribuindo diretamente para a organização do primeiro curso de pós-graduação direcionado à agricultura orgânica. Depois de aposentada, colocou em prática seus conceitos sobre agricultura orgânica em sua própria propriedade agrícola, em São Paulo. Fundou a AAO (Associação da Agricultura Orgânica), uma das primeiras associações de produtores orgânicos do Brasil. Hoje, a Dra. Primavesi dedica seu tempo a praticar essa agricultura ecológica e continuar espalhando o conhecimento sobre a necessidade de se aliar agricultura e preservação ambiental.
Ao longo de sua vida, sempre buscou meios para o manejo do solo de forma consciente, integrada com o meio ambiente, além de uma agricultura que privilegiasse a atividade biológica do solo com um elevado teor de matéria orgânica. Sempre defendeu a substituição de insumos químicos pela aplicação de técnicas como a adubação verde, controle biológico de pragas, entre outras. Uma de suas contribuições foi a compreensão do solo como organismo vivo e possuindo diversos níveis de interação com a planta. Segundo ela, as diversas doenças e pragas que cada vez mais aparecem no mundo, tem relação com a agricultura convencional.
“A agricultura convencional é a arte de explorar solos mortos. (…) as pessoas que comem agora estas colheitas, comem plantas doentes e também se tornam doentes. Uma planta deficiente somente pode gerar um homem deficiente e deficiência sempre significa doença. Por isso precisa-se a cada ano mais leitos hospitalares. Doenças antes nunca vistas aparecem, especialmente de vírus, como também nas plantas as pragas e doenças aumentam ano por ano. Em 1970 existiam no Brasil 193 pragas. Atualmente ultrapassa 650. De onde vieram? Bactérias, fungos, vírus e insetos que antes eram pacíficos e até benéficos agora se tornam parasitas. Por que? Porque as plantas são doentes nos solos doentes. E o solo é doente quando perde sua vida, sua porosidade, seu equilíbrio em nutrientes”.
Escreveu diversos livros, sendo o principal deles “Manejo ecológico do solo: a agricultura em regiões tropicais”, considerado como referência para quem quer estudar ciências agrárias. Esse livro pode ser lido clicando aqui.
Ao longo de seus 60 anos de carreira, recebeu diversos prêmios. Recebeu o “One World Award”, da IFOAM (em português “Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica”), em 2012. Também recebeu títulos “Doctor honoris causa” em diversas universidades brasileiras. O Centro Acadêmico de Agroecologia da UFSCar, inaugurado em 2010, leva o seu nome.
Veja a matéria do Globo Rural com Ana Maria Primavesi:
Assista o vídeo com mais sobre a vida da Dra. Primavesi:
Artigos:
Perguntando sobre solos e raízes
Artigo sobre manejo ecológico do solo
Fonte: Blog BioWit
CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E TWITTER
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Tags: Agricultura Orgânica, Ana Maria Primavesi, Controle de Pragas e Doenças, Manejo Ecológico, solo.
Compartilhe:
Saiba mais sobre Produtor e Tratos culturais .

Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.