A distribuição de produtos orgânicos no Canadá
O volume de negócios do mercado foi de 6,936 mil milhões de dólares canadenses (CAD) em 2020, um aumento em relação aos 5,4 mil milhões em 2017. 66% dos canadenses compram produtos orgânicos todas as semanas: Geração Z (aqueles nascidos entre 1996 e 2010) e Geração Y (geração millennials, nascidos entre (início da década de 1980 e final da década de 1990) são os que mais compram produtos orgânicos. Em 2020, os produtos orgânicos representaram 46% das compras semanais da Geração Z e 32% da Geração Y.
Como é regulamentada a importação de produtos orgânicos no Canadá?
O Canadá celebrou acordos de equivalência relativos a produtos orgânicos com vários países. Isto significa que o Canadá avaliou os sistemas regulamentares destes países e concluiu que eles cumprem os seus próprios regulamentos.
A União Europeia (UE) e o Canadá aceitam que as suas regras de produção e sistemas de controlo para produtos agrícolas biológicos são equivalentes nos termos das respetivas regras. Este tipo de aceitação também é conhecido como “acordo de equivalência”.
Quando for utilizado o logotipo do outro país, os produtos exportados deverão atender a todos os requisitos de rotulagem aplicáveis no país importador. A Agência Canadense de Inspeção de Alimentos (CFIA) garante que as leis canadenses de rotulagem sejam cumpridas, garantindo que os rótulos de todos os alimentos sejam completos e adequados (informações nutricionais, alérgenos, etc.).
A distribuição em larga escala é o principal canal de vendas de produtos orgânicos no Canadá. Em 2020, 82% dos consumidores de produtos biológicos compravam-nos regularmente em supermercados (hipermercados e supermercados).
Loblaw é líder canadense em alimentos (e farmácia), sendo um dos maiores varejistas do Canadá. Com mais de 2.400 estabelecimentos, incluindo 1.050 supermercados. Em 2022, Loblaw está expandindo sua linha orgânica com produtos “PCMD OrganicMC”, incluindo mais de 650 produtos alimentícios e não alimentícios.
Metro: O grupo opera 1.620 mercearias (975 unidades) e farmácias (645 drogarias) sob as marcas Metro, Metro Pharmacy, Super C, Marché Adonis, Food Basics, Jean Coutu e Brunet, com um faturamento de 19 bilhões de CAD em 2022 .
Sobeys (Empire Company) é uma rede de supermercados canadense com sede em Stellarton, Nova Escócia. Sobeys possui 1.600 supermercados em todas as dez províncias do Canadá. Com suas marcas: IGA, IGA Extra, IGA Coop, IGA Express, Bonichoix, Farm Boy, Marché Tradition, Voisin e Rachelle-Béry em Quebec. Sobeys relata um faturamento de 30,5 bilhões de CAD com 131.000 funcionários.
Fonte: Bioeco Actual
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra os Guias de produção orgânica da Sociedade Nacional de Agricultura: