Consumidor

Conheça a ferramenta Biodiversidade & Nutrição

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Rio, 26 de abril de 2018.
Imagem: Divulgação

A ferramenta Biodiversidade & Nutrição, desenvolvida pelo projeto BFN/MMA (Biodiversidade para Alimentação e Nutrição), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e que faz parte da plataforma SiBBr (Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira), já está no ar. Nela é possível consultar informações sobre a composição de alimentos de espécies da flora brasileira, além de receitas culinárias.

Até o momento, já estão disponíveis informações sobre mais de 150 alimentos, obtidas por compilação da literatura científica e, até julho de 2018, serão inseridos gradualmente dados de macronutrientes, vitaminas e minerais de mais de 70 espécies nativas, gerados por análises laboratoriais, e mais de 300 receitas culinárias. Todos os dados e receitas foram desenvolvidos pelas universidades e institutos de pesquisa parceiros do BFN.

Apesar de o Brasil abrigar a maior biodiversidade do planeta, com 15 a 20% do total mundial, esta riqueza permanece subutilizada, pois grande parte de nossas atividades agrícolas está baseada em espécies exóticas. A ampliação do uso de plantas nativas, incluindo aquelas já conhecidas e comercializadas por populações locais e regionais, porém com pouca penetração no mercado nacional ou internacional, é uma grande oportunidade a ser promovida. Para que isso seja possível, é preciso conservar, conhecer, coletar, documentar e divulgar informações acerca da biodiversidade nativa.

Com esse objetivo, foi criada a ferramenta Biodiversidade & Nutrição, que possui um banco de dados de composição nutricional e um banco de receitas com espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial, com ênfase para frutíferas e hortaliças priorizadas pela iniciativa “Plantas para o Futuro”, do Ministério do Meio Ambiente. A ferramenta é o resultado de um esforço conjunto do Projeto “Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade para Melhoria da Nutrição e do Bem-Estar Humano” (Biodiversidade para Alimentação e Nutrição – BFN, sigla em inglês), Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, universidades e institutos de pesquisa1 em todo o Brasil.

Para conhecer a ferramenta, acesse https://bit.ly/2r3buWX.

Para mais informações sobre novidades e lançamentos do projeto BFN/MMA (Biodiversidade para Alimentação e Nutrição), acesse e curta a página no Facebook https://bit.ly/2r3nRDe.

Fonte: Release/Divulgação

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.