Conheça a ferramenta Biodiversidade & Nutrição

A ferramenta Biodiversidade & Nutrição, desenvolvida pelo projeto BFN/MMA (Biodiversidade para Alimentação e Nutrição), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e que faz parte da plataforma SiBBr (Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira), já está no ar. Nela é possível consultar informações sobre a composição de alimentos de espécies da flora brasileira, além de receitas culinárias.
Até o momento, já estão disponíveis informações sobre mais de 150 alimentos, obtidas por compilação da literatura científica e, até julho de 2018, serão inseridos gradualmente dados de macronutrientes, vitaminas e minerais de mais de 70 espécies nativas, gerados por análises laboratoriais, e mais de 300 receitas culinárias. Todos os dados e receitas foram desenvolvidos pelas universidades e institutos de pesquisa parceiros do BFN.
Apesar de o Brasil abrigar a maior biodiversidade do planeta, com 15 a 20% do total mundial, esta riqueza permanece subutilizada, pois grande parte de nossas atividades agrícolas está baseada em espécies exóticas. A ampliação do uso de plantas nativas, incluindo aquelas já conhecidas e comercializadas por populações locais e regionais, porém com pouca penetração no mercado nacional ou internacional, é uma grande oportunidade a ser promovida. Para que isso seja possível, é preciso conservar, conhecer, coletar, documentar e divulgar informações acerca da biodiversidade nativa.
Com esse objetivo, foi criada a ferramenta Biodiversidade & Nutrição, que possui um banco de dados de composição nutricional e um banco de receitas com espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial, com ênfase para frutíferas e hortaliças priorizadas pela iniciativa “Plantas para o Futuro”, do Ministério do Meio Ambiente. A ferramenta é o resultado de um esforço conjunto do Projeto “Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade para Melhoria da Nutrição e do Bem-Estar Humano” (Biodiversidade para Alimentação e Nutrição – BFN, sigla em inglês), Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, universidades e institutos de pesquisa1 em todo o Brasil.
Para conhecer a ferramenta, acesse https://fanut.ufg.br/n/107694-ferramenta-biodiversidade-nutricao-composicao-nutricional-e-receitas-de-especies-nativas-brasileiras.
Para mais informações sobre novidades e lançamentos do projeto BFN/MMA (Biodiversidade para Alimentação e Nutrição), acesse e curta a página no Facebook https://bit.ly/2r3nRDe.
Fonte: Release/Divulgação
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.