Biodiversidade

Embrapa divulga recomendações técnicas sobre a produção de bioinsumos on farm.

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 6 de dezembro de 2021.
Foto: Embrapa

A Embrapa apresenta em sua página na internet informações técnico-científicas sobre a produção de bioinsumos on farm (nas propriedades rurais) no Brasil. A nota técnica, disponível aqui aponta três princípios básicos que devem ser seguidos para garantir segurança e qualidade ao processo. Essas recomendações são fruto de avaliações técnicas do Comitê Gestor do portfólio Insumos Biológicos, além de discussões promovidas com diversos segmentos da sociedade, a partir de audiências e consultas públicas, e visam trazer embasamento científico à essa questão em atendimento às demandas da sociedade e do setor produtivo.

A nota técnica indica Guy de Capdeville, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento,  da empresa foi uma demanda  que tem como objetivo trazer a visão da ciência para essa discussão no Brasil. “Como instituição pública de ciência e tecnologia, o papel da Embrapa é avaliar tecnicamente os riscos e benefícios que a produção de bioinsumos dentro das propriedades rurais pode representar ao País e oferecer soluções para torná-la o mais segura possível de forma objetiva e transparente”, pontua.

A prática já vem sendo amplamente exercida em pequenos, médios e grandes estabelecimentos agrícolas no País. O presidente do portfólio Insumos Biológicos e pesquisador da Embrapa Cerrados Fábio Reis, reforça a necessidade de regulamentação dessa atividade, pois existe o risco de que produtos de má qualidade possam denegrir a boa imagem dos bioinsumos, construída ao longo de anos, levando à perda da confiança por parte do setor produtivo. “Quando não é feita dentro dos princípios de qualidade e segurança, a multiplicação de agentes biológicos pode trazer riscos à saúde humana, organismos não-alvo e ao meio ambiente”, explica.

Reis, que também compõe o Conselho Estratégico do Programa Nacional de Bioinsumos, afirma que os debates promovidos no Executivo e no Legislativo mostram que há convergência da sociedade e do setor produtivo para a intensificação da produção on farm, desde que devidamente regulamentada.

Cynthia  Cury, gerente de Relações Institucionais e Governamentais  ressalta que, com o encaminhamento de notas técnicas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Embrapa cumpre uma de suas finalidades, promovendo aporte técnico-científico aos membros e gestores do Executivo e Legislativo, que têm como atribuição propor e formular políticas públicas de interesse da agropecuária brasileira.

“Sob a liderança e coordenação do Mapa, a Embrapa tem contribuído com este tema por meio de audiências públicas e NTs, elaboradas sob a coordenação da Secretaria de Pesquisa e Desenvolvimento (SPD). Após anuência da DE, as NTs são encaminhadas ao Ministério, que analisa e elabora o seu posicionamento institucional e encaminha à Secretaria de Governo da Presidência da República, para embasar o posicionamento de governo”, complementa a gerente.

Leia a noticia completa, fonte:  Embrapa

Fernanda Diniz (MtB/DF 4685/89), Secretaria de Pesquisa e Desenvolvimento (SPD): 

Comentários

Deixe um comentário

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.