
Produtos Biológicos: Inoculante? Biodefensivo? Como são classificados os diferentes produtos, segundo a legislação brasileira
O que diz a legislação sobre a classificação dos produtos biológicos registrados no Brasil. Atendendo uma demanda mundial, a aplicação de estratégias sustentáveis já é uma realidade cada vez mais presente na agricultura brasileira. A crescente utilização de produtos biológicos demonstra que tanto os agricultores familiares, quanto os grandes produtores de grãos estão atentos às tecnologias que vem surgindo diariamente. Os bioinsumos chegaram para ficar e são uma alternativa para a quem busca reduzir a utilização de produtos químicos.

Mercado de biológicos está se consolidando no Brasil
Em todo o mundo, as pesquisas relacionadas à agricultura se voltam para soluções sustentáveis que atendam à crescente demanda por alimentos. De acordo com projeção recente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção nacional de alimentos deve crescer 15% na safra 2022/23 em relação ao período anterior. Com isso, devemos chegar à marca de 312,4 milhões de toneladas, 40,8 milhões a mais que o volume total alcançado em 2021/22. Esses números indicam que devemos nos empenhar em promover uma agricultura sustentável, capaz de alimentar o mundo sem comprometer a saúde humana e animal, além do meio ambiente. Cada vez mais, faz-se necessário investir em métodos de cultivo que utilizem recursos sustentáveis, que representam menos riscos e asseguram produtividade às lavouras.

Bioinsumos: uso de fungos e bactérias para fertilizar o solo e combater pragas cresce no campo
Adubos químicos e agrotóxicos ajudaram o Brasil a se tornar um grande produtor de alimentos, mas reduziram a qualidade do solo. Por causa disso, alguns agricultores têm adotado os biológicos para melhorar a terra e aumentar a produtividade.

Marco legal dos bioinsumos é aprovado na câmara
Na última quarta-feira, o PL passou pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) na Câmara dos Deputados com 32 votos favoráveis contra 10. Por ter caráter conclusivo, segue para o Senado. “O manejo biológico on farm é uma estratégia capaz de reduzir em até 70% os custos da produção, mantendo totalmente sua eficiência. Além disso, é uma técnica sustentável, pois auxilia no sequestro de carbono pelo solo e, consequentemente, na agricultura regenerativa e na resiliência climática. Portanto, a legalização da produção de insumos biológicos on farm trará mais segurança jurídica para os produtores rurais que quiserem fazer parte desse ecossistema que tanto contribui para a agricultura do nosso país”, destaca Juan Acosta, Diretor da SoluBio.

Bioinsumos: conceitos, potencial e desafios no Brasil
O Brasil tem a oportunidade de avançar no mercado de insumos biológicos e tornar sua agricultura mais independente. Mas esse é um negócio ainda embrionário, que exige cautela. A possibilidade da falta de fertilizantes em função da crise energética em 2021 e do início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia despertou a urgência de reduzir a dependência externa do Brasil. O país é o 4º consumidor mundial de fertilizantes, mas o maior importador, trazendo de fora 85% de suas necessidades desse insumo.

Em meio a maior demanda por bioinsumos, Korin anuncia ampliação de mercado em 50%
Empresa avalia que demanda por produtos de melhoramento de solo e aumento de portfólio contribuíram para o resultado. Com crescimento de 50% em sua participação de mercado na área de bioinsumos na safra 2020/2021. Em comunicado, a empresa informa que o desempenho foi puxado pelos produtos de melhoramento de solo e ‘tratamento inteligente” de resíduos orgânicos par auso agrícola.

Aquicultura pode crescer com bioinsumos
O foco do programa está em incentivar o uso de elementos da biodiversidade brasileira para suprir diversas necessidades, O Brasil tem 265 defensivos biológicos, entre bioacaricidas, bioinsecitidas, biofungicidas e bioformicidas. Os outros 315 itens são inoculantes, um insumo biológico que contém micro-organismos com ação benéfica para o desenvolvimento das plantas.

Biológicos: proteína pode incrementar em 20% a produção
Experimento em trigo é feito pela primeira vez no Brasil mas já tem resultados que comprovam aumento de produção. Ministério da Agricultura, busca incentivar a pesquisa e desenvolvimento de produtos que usem elementos da natureza em suas composições. Fungos, bactérias, microorganismos, insetos, ácaros, com uso adicional de substâncias derivadas tais como proteínas, açúcares e enzimas, prometem ser a 3ª onda da agricultura brasileira.

Bioinsumos são aliados da produtividade em culturas orgânicas
Os bioinsumos facilitam a produção de orgânicos e proporcionam alimentos mais saudáveis para a sociedade

Embrapa Meio Ambiente lança série de lives sobre bioinsumos
Considerando o recente lançamento do Programa Nacional de Bioinsumos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) irá reunir diversos especialistas numa série de quatro lives para discutir os principais avanços científicos no tema, bem como aspectos regulatórios que pavimentam o caminho para uma agricultura mais sustentável com o uso de bioinsumos.