
Broca-da-banana tem controle biológico por fungo
O fungo Beauveria bassiana, utiliza-se no combate da importante praga da…

Insumos biológicos crescem em ritmo acelerado
Em 2018 foram registrados 52 defensivos biológicos no Brasil, de acordo com o Ministério da Agricultura. Um crescimento recorde de 12,5%. Em 2019 foram comercializados um total de 64 ingredientes ativos, 29 dos quais eram semioquímicos, outros 23 microbiológicos e ainda 12 agentes de controle biológico, e acordo com dados do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).

Uso de Defensivo Biológico Cresce no Brasil
Uso de Defensivo Biológico Cresce no Brasil. É cada vez maior o número de agricultores que adotam essa tecnologia, que reduz o consumo de agrotóxicos.

Controle biológico no Brasil tem potencial de crescer 20% ao ano
O uso de biodefensivos agrícolas como estratégia de controle biológico de pragas e doenças tem potencial de crescimento anual de 20%, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio). Esses dados mostram que de 2017 para 2018 a indústria brasileira registrou 77% de expansão na comercialização dos insumos biológicos. O volume de vendas saltou de R$ 262,4 milhões para R$ 464,5 milhões.

Empresa holandesa trabalha no desenvolvimento de herbicida biológico
Em meio a discussões sobre os riscos associados ao uso de herbicidas na agricultura, a holandesa Koppert trabalha na busca de um herbicida biológico que seja uma alternativa eficiente no combate a pragas. Porém, o desenvolvimento está sendo feito a longo prazo e a estimativa é que a alternativa biológica só esteja disponível para uso daqui a 10 anos.

Controle biológico: o futuro da agricultura já começou
A busca por soluções sustentáveis é um caminho sem volta para a agricultura. Nesse sentido, o controle biológico de pragas e doenças dos cultivos vem se consolidando como a alternativa mais consciente e inteligente para o produtor rural brasileiro.

Agroecologia aponta alternativas e novos caminhos para os sistemas convencionais
Com problemas cada vez mais complexos e de soluções caras, os sistemas tradicionais de cultivo têm buscado em métodos naturais alternativas para o controle de pragas e doenças.

Embrapa e Vitae Rural lançam inseticida biológico contra lagarta-do-cartucho
O CartuchoVIT é o primeiro inseticida à base de Baculovirus spodoptera. A previsão é de que a comercialização do produto seja iniciada a partir de outubro, visando atender a safra 2017/2018.

Por um mundo livre de agentes nocivos
“A participação de biofertilizantes contendo bactérias fixadoras de nitrogênio reduz os custos de produção, o impacto ambiental no solo e na água, e aumenta a segurança alimentar para a prática agrícola no País”, explica pesquisador da UENF.

Inovação reduz pela metade custo do controle biológico da vespa-da-madeira
Um novo método de aplicação para combate biológico à vespa-da-madeira reduz os custos dessa atividade a quase pela metade.