
Adubo verde aumenta a produtividade da lavoura e ganha adeptos
Biofertilizantes aumentam em até 40% o rendimento de frutos. Fabricação está em expansão, com iniciativas particulares e também impulsionadas pelo setor público no Estado.

As técnicas agrícolas capazes de reduzir dependência do Brasil por fertilizantes
A pesquisadora Irene Maria Cardoso índia que existem formas de suavizar a transição para outro modelo agrícola, substituindo gradualmente fertilizantes químicos por adubos orgânicos. Ela defende, por exemplo, o uso de resíduos domésticos produzidos nas cidades, como restos de alimentos e árvores podadas, sejam direcionados para a a produção agricola.

Catálogo de insumos naturais e biológicos para uso na agropecuária
Neste catálogo, a EMATER-DF vem estimulando agricultores e suas famílias a adotarem e/ou desenvolverem práticas agroecológicas e orgânicas visando a otimização da produtividade agropecuária, incremento na renda, a conservação ambiental e a produção de alimentos limpos. Destacam-se as práticas de bom planejamento da produção incluindo rotações de culturas, fertilização equilibrada do solo, uso de adubação verde e plantas de cobertura, biofertilizantes líquidos, composto orgânico, uso de cultivares adaptados a região, entre outros.

Por um mundo livre de agentes nocivos
“A participação de biofertilizantes contendo bactérias fixadoras de nitrogênio reduz os custos de produção, o impacto ambiental no solo e na água, e aumenta a segurança alimentar para a prática agrícola no País”, explica pesquisador da UENF.

Hortaliças: húmus líquido aumenta produtividade em até 20%
Estudos conduzidos por pesquisadores da Embrapa demonstraram que produtos oriundos do húmus podem exercer atividades bioestimulantes responsáveis pelo crescimento vegetal e podem aumentar a produtividade em até 20%.