Agroecologia

Brasil terá programa nacional para produção de alimentos saudáveis

Brasil terá programa nacional para produção de alimentos saudáveis

O Ministério do Desenvolvimento Agrário lançará, em maio, um programa nacional voltado para estimular a produção de alimentos saudáveis. Segundo a secretária executiva da pasta, Fernanda Machiaveli, a política deve ser anunciada junto com a apresentação do Plano Safra deste ano.

CrowdFarming: o digital pela Agroecologia

CrowdFarming: o digital pela Agroecologia

Nova plataforma conecta cidades a produtores rurais de 12 países. Atende meio milhão de consumidores. Remunera camponeses até cinco vezes mais do que atravessadores. Mostra: tecnologia pode subverter lógicas predatórias no campo.

Abandonar o trabalho como policial para cultivar maracujá pode ser considerada uma virada na carreira bem pouco convencional. Mas foi isso que Sergio Quijada Domínguez fez quando a identificação de um problema cardíaco hereditário o obrigou a se aposentar aos 32 anos, após 14 anos na Guarda Civil da Espanha.

Agroecologia: alguns conceitos e princípios

Agroecologia: alguns conceitos e princípios

O presente artigo pretende ser uma contribuição ao debate conceitual sobre Agroecologia e, ao mesmo tempo, um texto de apoio para os formuladores e executores de programas de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER que sigam as orientações da nova Política Nacional de Ater, instituída no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a qual destaca a importância de ações capazes de dar sustentação a um efetivo processo de transição agroecológica, baseada nos princípios da Agroecologia.

Práticas alternativas para a produção agropecuária agroecológica

Práticas alternativas para a produção agropecuária agroecológica

Neste documento da Emater MG, você verá os principais objetivos com o uso de defensivos alternativos: obter produtos agrícolas mais saudáveis, evitar a contaminação do produto e do consumidor, manter o equilíbrio da natureza, preservando a fauna e os mananciais de águas, reduzir o número de defensivos agressivos, aumentar a resistência da planta contra a ocorrência de pragas, patógenos e sinistros naturais, diminuindo os gastos com a condução das culturas, reduzir o custo de produção e aumentar a lucratividade, atender a crescente procura de produtos sadios, á nível local, nacional e internacional.

São Paulo implementa protocolo de transição para agroecologia

São Paulo implementa protocolo de transição para agroecologia

O protocolo de transição traz “diretivas técnicas” que orientam o agricultor a implementar as mudanças efetivamente. Tais diretivas preveem práticas de conservação do solo, controle de erosão, uso de fertilizantes orgânicos e adubos verdes, uso racional e aproveitamento da água, manejo ecológico de pragas e doenças, correta destinação de resíduos sólidos e adesão ao programa de regularização ambiental (PRA).

Que é a agroecologia?

Que é a agroecologia?

A agroecologia, um campo de conhecimento transdisciplinar, pode ser definida como a “aplicação dos princípios ecológicos para o entendimento e desenvolvimento de agro ecossistemas sustentáveis.

”

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.