
Sustentabilidade poderá trazer bilhões para o agro, afirma especialista
No quesito planeta, Fava destaca a importância de produzir com eficiência e responsabilidade; seguir as regras ambientais, proteger a biodiversidade e as florestas; diminuir o desmatamento, aumentar a recuperação de áreas degradadas, promover o uso de fontes sustentáveis de energia, reduzir os resíduos, reciclar e estimular a economia circular, medir a pegada de uso da água, das emissões de carbono e de energia e criar mecanismos de financiamento e recompensas ambientais.

Consumo de carne vegetal aumenta com a pandemia
Nos últimos três meses, segundo avaliação da empresa de pesquisa de mercado e consumo Nielsen, as vendas globais de carne fresca “alternativa”, que inclui soja, ervilhas e outras fontes de proteínas como principais ingredientes, cresceram 239,80% em relação ao período de março a maio do ano passado.

Atenção com sustentabilidade puxa mercado orgânico e players ampliam mix de produtos
No ano marcado pelas queimadas na Amazônia e muitos países cobrando sustentabilidade produtiva do Brasil, o setor de orgânicos vai ganhando mais maioridade com players diversificando seu mix de itens sem agroquímicos (fertilizantes e defensivos). E esse cenário cada vez mais generalizado de preocupação com o ambiente ajuda a amadurecer o consumo, ampliando mercado, e as empresas já perceberam isso.

SNA e Green Rio promovem debate sobre tecnologia e inovação no agro
Para se criar um sistema global eficiente de alimentos, resiliente e voltado para suprir uma população que deverá atingir 9 bilhões em 2030, as empresas do agronegócio têm como desafio fortalecer suas cadeias de fornecimento e adaptar suas ofertas para atender uma multiplicidade de necessidades sem precedentes.

Produção sustentável pode reduzir uso de agrotóxicos
Pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), revela que o setor agrícola brasileiro comprou, entre 2000 e 2012, 823.226 toneladas de agrotóxicos, sendo que muitos deles foram proibidos em outros países. O aumento, somente nesse período, foi de 162,32%.
De acordo com a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), o Brasil, desde 2009, é o primeiro consumidor mundial de agrotóxicos.

Fazenda da Toca – Agrofloresta em Grande Escala apresentada pela Agenda Gotsch
Vídeo produzido pela Agenda Gotsch sobre a Fazenda da Toca, modelo em Agrofloresta de grande escala.

Novidade: ‘Carne Sustentável do Pantanal’ chega ao mercado brasileiro
Foi lançada recentemente no RJ a “Carne Sustentável do Pantanal”, que é originária de um gado que se alimenta de pastagens livres de agrotóxicos ou adubos químicos. Desde outubro a Carne está à venda em alguns locais do Brasil.

Exemplo para o Brasil, Paraná recupera 8 mil nascentes
Criado no Paraná, o “Projeto Água Viva” já recuperou mais de oito mil nascentes de rios e vem chamando a atenção de outras regiões do país, além de países vizinhos.

Preservação do ‘capital natural’ é um bom negócio
O desenvolvimento sustentável pressupõe a preservação do equilíbrio global, das reservas de capital natural, a relação entre a economia, o meio ambiente e o social. Ao falar de sustentabilidade, precisamos distinguir o que desejamos dizer. Estamos falando do crescimento sustentável de um negócio? Estamos falando em diminuir, por exemplo, a embalagem de um alimento como resposta ‘sustentável’, ou utilizar embalagens que se degradem mais rapidamente?

Integração lavoura, pecuária, floresta
Sistemas agroflorestais diversificados (SAFs) são formas de uso da terra que envolvem arranjos de plantas, combinando o plantio de diferentes espécies de árvores e arbustos com cultivos agrícolas e/ou criação de animais,