
Ciência desenvolve protocolo para avaliar qualidade dos produtos biológicos à base de bacilos no Brasil
Um novo protocolo pode ajudar a resolver um dos principais gargalos para a expansão do controle biológico no Brasil: a análise da qualidade dos bioprodutos à base de bacilos (bactérias) utilizados nas lavouras para combater doenças e pragas, desenvolvido pela Embrapa.

Embrapa Meio Ambiente lança série de lives sobre bioinsumos
Considerando o recente lançamento do Programa Nacional de Bioinsumos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) irá reunir diversos especialistas numa série de quatro lives para discutir os principais avanços científicos no tema, bem como aspectos regulatórios que pavimentam o caminho para uma agricultura mais sustentável com o uso de bioinsumos.

Uso e perspectivas dos defensivos agrícolas naturais
Resultado das palestras e discussões científicas do V Congresso Brasileiro de Defensivos Agrícolas Naturais, que teve como tema o papel dos defensivos naturais na agricultura do século XXI, o livro aborda em seus capítulos iniciais temas pertinentes ao acesso ao patrimônio genético natural, legislação para o desenvolvimento e uso de defensivos naturais, testes laboratoriais e qualidade de análises exigidas para o registro destes produtos.

Óleo de manjericão apresenta potencial para controlar lagartas
O tradicional manjericão-de-folha-larga (Ocimum basilicum L.), conhecido também como basilicão ou…

Efeito deletério de óleos essenciais sobre Anticarsia gemmatalis e Helicoverpa armigera
Confira o Boletim de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa sobre o controle de pragas baseado na utilização de óleos essenciais com baixa ou nenhuma toxidez tem grande utilidade na agricultura. Neste trabalho os óleos essenciais originados de nove diferentes espécies vegetais.

Gestão ambiental de atividades rurais: agroturismo e agricultura orgânica
Estudo de caso fez a avaliação ambiental e gestão territorial participativa para atividades de agroturismo e agricultura ecológica nas regiões de Itu (SP) e Venda Nova do Imigrante (ES), e Francisco Beltrão (PR) e Ibiúna (SP).